Secretaria de Promoção Social promove exposição ECCOAR

Por Nayara Palmieri

Começou na última quinta-feira (13) a exposição, na Secretaria Municipal de Promoção Social, “ECCOAR – Ecologia em Comunhão com a Arte”. A exposição nasceu das aulas de fotografia ministradas pela professora Débora Vieira Santana de Melo, do projeto VIVA Relevante, situado em Itu.

Em entrevista ao JP, Débora contou que levou para seus alunos “um conceito de arte que é uma arte que faz uma crítica social e transforma”. As fotos, de autoria de alunos de idades que variam de 11 a 25 anos, foram tiradas na Comarei (Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis de Itu).

A ideia de usar a reciclagem como tema surgiu da aula de Consumo Consciente, do VIVA, em que Débora é aluna. “Então fomos até um local que a gente não conhecia muito bem para entender e abordar um tema que é tão importante pro mundo e pra sociedade”, comenta.

Larissa Nisius, a aluna mais jovem da turma, com 11 anos, diz que teve uma experiência muito boa e vai levar isso pro resto da vida. Maria Luísa Fidelix, 18 anos, outra aluna, comentou que sempre gostou muito de fotografia, mas nunca pensou em se aprofundar. “Mas, depois do curso, percebi que é algo que talvez eu queira fazer pro resto da vida”.

Augusto Guardia, 25 anos, também aluno do curso de fotografia, espera que a exposição possa impactar os visitantes da mesma forma que os alunos foram impactados, “conscientizando que muitas coisas podem ser reutilizadas antes de serem descartadas”. Ele usa a decoração da exposição como exemplo. Os quadros, potes e garrafas de vidro, usados para decorar o ambiente, foram retirados da Comarei e estavam em perfeito estado de conservação.

Cinthia Corral, 30, foi prestigiar a exposição e ficou encantada com a visão profunda dos fotógrafos e em como transformaram o lixo ao luxo, usando coisas que para a maioria das pessoas não teriam valor, para deixar a exposição bem feita.

Na noite de abertura da exposição, o Secretário da Promoção Social, César Calixto, foi prestigiar o evento. “Eu fiquei muito feliz que o VIVA Relevante tenha aproveitado esse nosso convite. Eles estão aqui hoje como mais uma organização social, podendo mostrar o que fazem, que é uma ação social que multiplica ideias e constrói iniciativas, e é pra isso que oferecemos esse espaço” afirma o secretário. Calixto continua dizendo que projetos assim despertam vocações nos jovens, que tendo oportunidade podem procurar um direcionamento profissional.

O vice-prefeito Dr. Caio Gaiane também esteve presente e conversou com o JP. “Quero dar parabéns por essa iniciativa da ONG (VIVA) em incentivar o jovem a fazer alguma coisa pro bem do planeta, pro bem da cidade. E parabéns pra Promoção Social por estar divulgando isso” comentou Gaiane. A exposição acontece até 24 de junho na sede da Secretaria de Promoção Social (Praça Dom Pedro I, 116, Centro), das 8h às 17h.