Secretaria de Promoção Social promove primeiro “Mulheres na Praça”

Por Beatriz Pires

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (08), a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Itu promoveu uma ação em frente à sede da pasta, na Praça Dom Pedro I, com a participação de profissionais do serviço social e usuários de alguns equipamentos como o Centro de Atendimento ao Idoso e Centro de Referencia Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Foram entregues por mulheres, homens e crianças, para quem passava pelo local, folhetos com dados do Mapa da Violência contra a Mulher realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em 2018. Nos panfletos, havia também o endereço e telefone dos lugares em que as mulheres podem buscar ajuda em Itu, sendo eles o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM), além de números para denúncias anônimas.

O secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Calixto, explica a importância da ação. “É um ato simbólico de alerta. No Dia das Mulheres, não adianta apenas dar flores e homenagear, é importante refletir as atitudes que precisam melhorar muito com relação ao respeito à mulher”, afirma.

A diretora da Proteção Social Especial, Alzira Guimarães, relata a relevância do ato. “Normalmente, o Dia da Mulher é lembrado com os perfumes, os bombons e as flores, porém vem uma crescente onda de violência muito grande, então nós decidimos que essa ação que nós demos o nome de ‘Mulheres na Praça’ é uma ação de conscientização. A violência contra a mulher não pode ser naturalizada, banalizada como ela sempre foi”, reforça.

A ação contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Funssol, Patrícia Müller Gazzola, representantes de diversos equipamentos da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, do Conselho Tutelar, Conselho da Mulher e da ONG “Não posso me calar”.