Secretaria de Saúde confirma a primeira morte por febre maculosa no ano em Itu

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta semana a morte decorrente de febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela – na cidade de Itu em 2018. O paciente foi a óbito no último dia 28 de julho.

Segundo o poder público, a vítima era um homem de 31 anos, residente no bairro Rancho Grande, que atuava como pintor de obras. “A confirmação do caso se deu em 3 de agosto e foi encaminhada no último dia 6 ao Hospital São Camilo Itu”, informa a nota.

Ainda de acordo com as informações oficias, não há informações de deslocamento do paciente, o que leva à suspeita de autoctonia, mas o caso está em investigação. “Outros dois casos suspeitos estão em acompanhamento ambulatorial e os pacientes estão clinicamente bem”, finaliza.

Outro paciente que veio a óbito, mas em Jundiaí, pode ter contraído a febre maculosa em Itu. A Vigilância Epidemiológica, porém, diz que até o momento não houve notificação oficial a respeito. Márcio Chaves Ferreira tinha 37 anos, faleceu no dia 25 daquele mês e, segundo seu irmão Marcos Chaves Ferreira, ele pode ter contraído a doença na Estrada dos Romeiros, que liga Itu a Cabreúva.

“O único lugar em que tanto meu irmão quanto minha filha estiveram juntos foi nas imediações da Estrada dos Romeiros, em Itu, no dia 11 de julho”, explica Marcos, cuja a filha Júlia, de 6 anos, também contraiu a doença. Ela foi tratada rapidamente e passa bem. (Daniel Nápoli/André Roedel)

 

Leia a matéria completa na edição impressa!