Secretaria de Saúde promove vacinação contra Covid-19 nesta quarta em Itu

Nesta quarta-feira (02), das 7h às 12h, haverá vacinação contra a Covid-19 no estacionamento da Prefeitura (drive-thru) e na Subprefeitura do Pirapitingui. Confira abaixo, nesta matéria, os grupos contemplados e os documentos necessários.

Os pacientes que fazem hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva), na faixa etária de 18 a 59 anos, serão vacinados na clínica onde realizam o tratamento. Já os que realizam acompanhamento pelos grupos de diabetes e hipertensão (dentro dos critérios contemplados pelo Plano Estadual de Imunização) podem procurar a sua UBS de referência para retirada da documentação necessária para a vacinação.

A primeira dose será aplicada para idosos com 60 anos ou mais, que precisam presentar um documento com foto, CPF, comprovante de residência e a Carteira de Vacinação. Familiares de idosos acamados nessa faixa etária que não são cadastrados no Melhor em Casa podem solicitar a vacinação em domicílio por agendamento via telefone (4886-9611), ou presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde nos dias 1º e 2 de junho, das 8h às 16h.

Também será aplicada a 1ª dose para pessoas com 30 a 59 anos que tenham comorbidades e com 18 a 59 anos com situações especiais. Para pessoas com comorbidades, é preciso declaração médica ou receita médica que tenha sido emitida no máximo há seis meses ou exames que tenham sido realizados no máximo há seis meses.

Já para pessoas com deficiência permanente de 30 a 59 anos com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), é necessário comprovante do BCP ou laudo que comprove a deficiência permanente ou documento que conste a deficiência ou cartão de ônibus.

Os transplantados que utilizam imunossupressores com 18 a 59 anos devem levar declaração médica ou receita médica que tenha sido emitida no máximo há seis meses ou exames que tenham sido realizados no máximo há seis meses. Para pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos, não há necessidade de documentação para comprovação.

A Secretária de Saúde também vai vacinar com a 1ª dose as gestantes e puérperas com comorbidades que tenham 18 anos ou mais. Estas precisam apresentar carteira de Pré-Natal ou declaração de nascido vivo, comprovante de comorbidades, documento com foto, CPF e comprovante de endereço.

Será aplicada, ainda, a 1ª dose para motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano e intermunicipal. Para se vacinar, o profissional deve apresentar o QR Code gerado pelo site www.vacinaja.sp.gov.br (basta clicar na aba Pré-Cadastro/Profissionais do Transporte e informar os dados solicitados), CPF, documento com foto e comprovante de endereço.

Segunda dose

Haverá 2ª dose para quem recebeu a 1ª dose da vacina CoronaVac até o dia 5 de maio. Estes precisam apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e a Carteira de Vacinação. Para idosos acamados, a 2ª dose também será administrada em domicílio. A Secretaria de Saúde solicita que os familiares dos mesmos aguardem o contato da equipe municipal de saúde.

Também haverá a 2ª dose para quem recebeu a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz até o dia 10 de março. A documentação e recomendação para idosos acamados são as mesmas. A Secretaria de Saúde solicita que os munícipes que ainda não preencheram o cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) o façam para agilizar o atendimento.