Secretaria de Saúde registrou apenas dois casos de dengue em Itu neste ano

O verão, com suas altas temperaturas e pancadas de chuva, trouxe um velho problema para as cidades da região: a dengue. Em Sorocaba, do início do ano até o dia 11, foram registrados 30 casos – o que acendeu o sinal de alerta. Já em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, de 1º de janeiro a 13 de fevereiro, foram registrados apenas dois casos importados de dengue. Não houve registro de casos de zika e chikungunya.

Em 2018, em Itu, de acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados 17 casos autóctones (quando a doença é contraída dentro do município) de dengue e seis casos importados; um caso autóctone de chikungunya e um caso importado da doença. Não houve caso de zika registrado no município.

O trabalho de combate às arboviroses em Itu é desenvolvido por profissionais de vários serviços de saúde. O Departamento de Controle de Vetores, realiza diversas atividades de controle aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre elas, visitas casa a casa e a pontos estratégicos, bloqueio químico quando necessário e ações educativas.

A equipe do Departamento de Controle de Vetores visitou neste ano, até o dia 8 de fevereiro, 32.272 imóveis. Durante as visitas, 63 imóveis foram autuados. Um auto de infração não é uma multa, mas o início de um processo que pode ou não gerar uma penalidade. As anomalias são resolvidas durante a vistoria.

Havendo necessidade de outros procedimentos, são emitidas as solicitações de providência com prazos de, no máximo, 10 dias. Caso não seja resolvida, o munícipe ou proprietário do estabelecimento é autuado.

Atendimento
As equipes de Vigilância Epidemiológica, Pronto Atendimento Municipal (PAM), Unidade de Pronto Atendimento – 24h (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são responsáveis pelo atendimento aos casos suspeitos e confirmados e também investigação de possíveis novos casos.

Ao apresentar sintomas de dengue, zika ou chikungunya o paciente deve procurar por uma unidade de saúde. Todas as unidades municipais de saúde estão aptas para orientar os pacientes sobre como devem proceder. A Secretaria de Saúde também realiza trabalho junto aos serviços particulares e convênios médicos para a identificação, notificação e tratamento dessas arboviroses.

Os sintomas da dengue são: febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos.