Secretário de Cultura fala de seu trabalho na Tribuna Livre da Câmara

Geraldo fala na Tribuna da Câmara (Foto: Daniel Nápoli)

Na sessão da última segunda-feira (02), a Câmara Municipal recebeu a visita do secretário de Cultura de Itu, Geraldo Gonçalves Júnior. Convidado pelos edis, o secretário comentou sobre o trabalho realizado à frente da pasta desde que a assumiu em janeiro do ano passado.

Geraldo comentou como encontrou a Secretaria assim que chegou, bem como os desafios enfrentados em 2017. “Nos deparamos de algum modo com falta de visão do que seria a Cultura. Não é o papel da Secretaria produzir cultura, mas é papel da Secretaria fomentar a Cultura através dos agentes e produtores locais. Somos o potencializador da ação e podemos fazer isso na medida que os projetos onde nossa presença se faça, possam se desenvolver”.

Quanto aos próximos passos da pasta, Geraldo falou também sobre o projeto de restauro do Cruzeiro de São Francisco, bem como a tentativa de reativar os museus de Arte Sacra e o Arquivo Histórico, além de tentar o resgate de programas de formação cultural.

No entanto, o secretário comentou sobre a dificuldade de se tirar do papel os projetos, uma vez que o orçamento é enxuto, citando até uma suplementação da verba no início deste ano. Na oportunidade, a vereadora Maria do Carmo Piunti agradeceu a presença do secretário, porém solicitou esclarecimentos quanto ao orçamento enxuto e os possíveis impactos de suplementações em outras secretarias. Porém, Geraldo deixou claro que tudo está sendo muito bem estudado e que a Cultura está seguindo dentro do orçamento possível, sem comprometer as demais pastas.

Após os esclarecimentos, os vereadores Macruz e Wilson da Farmácia enalteceram o trabalho promovido por Geraldo à frente da Cultura ituana, bem como lembraram os diretos Emerson Castilho e Paulo Aranha, também atuantes na pasta.