Secretário de Educação ministra palestra no Colégio Anglo

Foto – Tucano

Formado em Matemática e apaixonado por Astronomia desde criança, o secretário de Educação de Itu, Walmir Scaravelli, mostrou que transita com desenvoltura e conhecimento sobre ambas as matérias aos ministrar palestra para alunos, professores e pais do Colégio Cidade de Itu – Anglo na noite do dia 14 deste mês.

O tema em pauta versou sobre a “Matemática na Astronomia”, nome dado à palestra. Na primeira parte, expôs de forma didática sobre a Astronomia e as diferenças que há entre Planeta, Estrela, Asteróide, Galáxia e principalmente como se mede as distâncias, tempos astronômicos e unidades de medidas que os astrônomos usam.

Além disso, apresentou interessantes curiosidades que há entre Matemática e Astronomia para estimular os alunos a passarem a gostar de ambos os assuntos. Soma importantíssima para o conhecimento.

Na segunda parte, Walmir falou especificamente de como a Matemática ajuda no estudo da Astronomia. Explicou como os astrônomos, nos primórdios, muito antes da NASA existir, por meio de observações e com elementos básicos da Matemática, já sabiam sobre o tamanho do nosso Planeta e como inclusive eles calcularam isso, assim como o da Lua e de sua distância da Terra. Para finalizar, o palestrante explicou que a Matemática se originou a partir de observações Astronômicas e dos movimentos repetitivos dos Astros.

O convite feito para Walmir ministrar a palestra foi com o intuito de estimular os alunos do Anglo que participarão das Olimpíadas de Astronomia e Matemática este ano, segundo a coordenadora do Fundamental II Cristiane Aparecida Cargnelutti Guarnieri.

Além de secretário, Walmir é o fundador do IBC – Instituto Bubonem Cultural – nome que em latim significa coruja –, entidade que tem por princípio estimular crianças e jovens a gostar de ciências, leitura, cultura e arte.