Segue impasse dos funcionários da Santa Casa de Itu pelo recebimento de direitos

Os funcionários da Santa Casa de Itu seguem vivendo um impasse para o recebimento de seus direitos trabalhistas. Nesta semana, o Periscópio foi procurado por funcionários do hospital, que alegam não ter recebido seu salário deste mês.

Até o dia 7, a entidade gestora do local era o INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde. “Está muito difícil. Como  ir trabalhar sem dinheiro? Como pagar água, luz… estamos em plena pandemia, estamos trabalhando muito e precisamos estar com nosso emocional bem pra poder fazer o melhor”, desabafa uma técnica em enfermagem.

Imediatamente após o desligamento da INCS por parte da Prefeitura, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo/SP assumiu a gestão em Itu, sendo escolhida após pesquisa de preços e comprovação da capacidade para ofertar os serviços. Porém, de acordo com uma médica atuante na Santa Casa de Itu, a nova gestora ainda não apresentou contrato para a enfermagem e “para cada equipe médica, de cada setor, está sendo apresentada uma proposta de honorários cerca de 60% do valor que era defasado”. A profissional acrescenta ainda que todos os médios são contratados como pessoa jurídica (PJ).

Ainda de acordo com a denunciante, os médicos não receberam os honorários de fevereiro/março e os funcionários celetistas não receberam salário de março e nem o vale cesta básica. O JP tentou contato com o INCS e até o fechamento desta edição não obteve retorno. Porém, a reportagem teve acesso a uma nota emitida pela entidade aos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço da Santa Casa de Itu.

Nesta nota, o instituto informa que “conforme o regime de execução contratual, todas as verbas de custeio e operacionalização do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Itu são valores públicos repassados a esta instituição para pagamento de seus fornecedores, prestadores de serviço e colaboradores.” O INCS acrescenta, alegando que até o momento (dia 14 de abril), a Prefeitura era devedora da quantia de R$ 8.500.352,81 e devido a falta de pagamento dos devidos valores, a entidade ajuizou uma ação judicial para cobrar do município as quantias em atraso.

“Em 31 de março de 2021, a douta juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Itu concedeu uma decisão liminar determinando o repasse imediato das quantias, a qual não foi cumprida pelo município. No entanto, no dia 09 de abril de 2021, houve uma renovação da decisão”, segue a nota.

“Desse modo, porque não houve pagamento pelo município, no presente momento, o INCS não possui condições de honrar seus compromissos financeiros com os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, referente ao Hospital Santa Casa”.

O Periscópio também manteve contato com a Prefeitura, que a respeito da nota acima alega que o INCS “recebeu repasses do Poder Público em valores suficientes a arcar com todas as obrigações contraídas durante a vigência contratual, sendo dever da entidade quitar os débitos junto a seus funcionários e fornecedores”.

O JP também contatou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo a respeito da situação trabalhista a partir de sua gestão, porém não obteve um retorno até o fechamento desta edição. O Sindicato dos Profissionais da Área da Saúde (Sinsaúde) também foi procurado, mas não deu posicionamento.

4 comentários em “Segue impasse dos funcionários da Santa Casa de Itu pelo recebimento de direitos

  • 18/04/2021 em 10:11
    Permalink

    Gente, a maior calamidade é não dar continuidade ao atendimento da população e ao trabalho dos médicos que atuam na sta casa. E tudo por política. Está um caos. Uma vergonha a saúde ser tratada com tanto descaso e não ser notório à população e órgãos de imprensa. Vai fechar? O que afinal querem? Que regressão de Itu. É político o interesse? Ninguém traz à tona?

  • 18/04/2021 em 19:01
    Permalink

    Na “ditadura” itu tinha dois hospitais em pleno funcionamento já na “democracia estamos sem nenhum.

  • 20/04/2021 em 07:22
    Permalink

    Trabalho na Santa Casa como médico e de fato não recebemos nem Fevereiro ainda. Não notamos disposição da Prefeitura em resolver já que ela detém a verba.
    Se o INCS cometeu irregularidades mande prendê-los, obrigue-os a pagar, nomeie um interventor!
    Mas fazer Todos os funcionários da Santa Casa passar por isso é desumano, inacreditável nos dias de hoje.

  • 16/05/2021 em 23:18
    Permalink

    Trabalhei como tecnica de enfermagem na gestão do incs, ja estava lá desde o SAO CAMILO,fomos tratados feito lixo tanto na saída de um,e na entrada do outro,ao assumir,o incs nos jogou la dentro do hospital:SE VIREM! Foram dias, meses,trabalhando LITERALMENTE por amor a enfermagem,pela vida fo cliente,pq n tinhamos salarios justos e cértos depositados ,nao tinhamos vale transporte,mes sim, outro não, o RH do mesmo nunca sabia nos orientar,a parte da coordenação e gerencia uma bagunça generalizada,um verdadeiro circo,e continuamos alí,ja falava se de esperarmos o piór,ja sabiamos,éra claro o mal caratismo,tanto da parte do senhor excelentíssimo lá( me da nauseas pronuncia lo) tanto quanto dessa gestão, empresa,fornecedores,sabe se lá oque é esse incs,tenho vergonha sabe? Só lamento por todos os funcionarios que deram o suór,que colocaram sua e a saúde da família EM risco em meio a pandemia( eu perdi minha mãe por exemplo) tive esse pesadelo chamado covid devastado a minha casa, lamentável #LUTO ITU,QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DOS PACIENTES E PROFISSIONAIS dessa santa casa.

Os comentários estão desativados.