Semana do Meio Ambiente tem início com teatro para alunos da rede municipal

O teatro foi encenado pelo grupo SOS Ambiental, através do biólogo Diego Sanchez (Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)

Na tarde de segunda-feira (06), alunos da rede municipal de ensino, participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu. Dando início as atividades, que se estendem durante toda semana, cerca de 300 crianças puderam acompanhar o “Teatro dos Bichos” e aprender sobre os animais que vivem na mata atlântica.

O prefeito Guilherme Gazzola (PL) esteve presente dando as boas vindas aos alunos e aproveitou para falar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “Já estamos vivendo um período em que cuidar do meio ambiental é essencial e cada um de nós deve fazer sua parte”, afirmou.

O teatro foi encenado pelo grupo SOS Ambiental, que, através do biólogo Diego Sanchez, apresentou aos alunos alguns animais como, jacaré do papo amarelo, coruja suindara, lagarto teiú, lagarto iguana, cobra jiboia, rã touro, sapo cururu e a barata de madagascar, espécies que compõem a nossa fauna silvestre.

A peça teve o objetivo de conscientizar e possibilitar o contato das crianças com os bichos através de uma atividade divertida e enriquecedora, além de desmistificar a convivência humana com os animais. Os estudantes puderam interagir de uma forma segura, aprendendo um pouco sobre cada uma das espécies demonstradas.

A SOS Ambiental, empresa com 18 anos de história, composta por biólogos, veterinários e educadores ambientais ressaltou que todos os animais silvestres apresentados aos alunos são destinados à educação ambiental, resgatados de cativeiros ou tráfico de animais.

O grupo possui cadastro técnico do IBAMA e também cadastro no Conselho Regional de Biologia, o que permite o acesso a essas espécies silvestres, com todas as práticas reconhecidas no Ministério do Meio Ambiente.

Promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a apresentação contou a presença de alunos das escolas, EMEF Maria Aparecida, EMEF Maria Cristina, EMEF Beatriz, EMEF Cid Rocha, Rede Saber I e II (Convenção), EMEF Monsenhor Camilo Ferrarini, EMEF Deputado Antônio de Paula Leite Neto.