Semana Mundial do Brincar conta com atividades em Itu

Deste sábado (25) a 2 de junho, o Projeto Aurora Waldorf Itu promove na cidade a Semana Mundial do Brincar, que por sua vez é uma iniciativa da Aliança pela Infância no Brasil. O Projeto Aurora Waldorf Itu, que é um grupo de estudos Antroposóficos, tem a proposta por meio desta ação proporcionar, de forma gratuita, momentos de convivência, palestras e espaços para brincadeiras. “O brincar que abraça as diferenças”, diz Paula Teixeira, que está à frente do projeto na cidade.

Paula comenta algumas atividades já feitas em Itu. “Há dois anos, pintamos Amarelinhas pela cidade durante a Semana do Brincar, para trazer a alegria das brincadeiras infantis. Este ano, chamamos a artista Ariane Muracami para pintar algumas de suas artes pela cidade. Quero que esse projeto não se restrinja a um único lugar. Que a cidade respire um pouco dessa alegria, desse brincar democrático”.

O Periscópio conversou também com a arquiteta e artista plástica Ariane Muracami, que fará a abertura do evento hoje (25), às 15h, com sua intervenção artística. “Brincar é uma das coisas mais incríveis que existe. As crianças precisam de tempo para brincar, induzir a criatividade e interpretar. Hoje, as crianças passam a maior parte do tempo em dispositivos eletrônicos, mal conversam entre si e mal sabem as brincadeiras que tivemos em nossa infância”, comenta sobre a importância do projeto.

Ela acrescenta. “Essa nova geração precisa de um resgate da simplicidade, da empatia, da socialização e do contato físico. Acredito que movimentos como esse só contribuem para a sociedade e espero que se torne um hábito nos próximos anos aqui no município”.

As atividades acontecem na Vila Vegana (Rua Joaquim Bernardes Borges, 230, Centro) e são gratuitas. Mais informações pelo telefone (11) 99878-5101 ou pelo Facebook (facebook.com/events/2382507098699923).

Confira a programação da Semana Mundial do Brincar em Itu:
25/05 – 15h – Intervenção artística com Ariane Muracami

26/05 – 15h – Palestra: “Esquisito é não brincar – construa um novo olhar sobre o autismo”, com Luiza e Karla Coelho

01/06 – 15h – Palestra: “O brincar que conecta as diferenças e transforma as relações”, com Patrícia Santos