Seminário sobre a imigração italiana em Itu é prestigiado por bom público

Ao todo, foram realizadas quatro mesas-redondas no auditório do Sincomércio/ Foto – Daniel Nápoli

Foi realizado no último sábado (1º), no auditório do Sindicado do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (Sincomercio), o 1º Seminário sobre a Imigração Italiana em Itu, com o tema “Tecendo Histórias”.

Durante todo o dia, foram promovidas quatro mesas-redondas que abordaram a imigração sob os mais variados aspectos. A primeira delas foi a “História dos descendentes italianos de Itu”, conduzida por Edson Carlos de Oliveira e Vilma Pavão Folino (organizadores do livro “Italianos em Itu – da Imigração à Atualidade”, ao lado de Maria de Fátima Boni Oliveira), além do secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli.

“Italianidade no interior paulista”, foi a segunda mesa-redonda, que contou com a participação de Osvaldo Trizzu (UFSCar), Fernanda Landuzzi Ortale (FFLCH/USP) e Gilola Maggio (FFLCH/USP).

A terceira mesa-redonda contou com a presença de Rosângela Maria Laurindo Fornasier (FFLCH/USP), Tatiana Iegoroff de Mattos (FFLCH/USP), Fernanda Landucci Ortale (FFCH/USP) e Giliola Maggio (FFLCH/USP), com o tema “Tecendo histórias com o ensino do italiano como herança”.

A última mesa-redonda do evento debateu a “Culinária de herança: reconstruindo receitas”, com a participação de Silvana Azevedo de Almeida (FFLCH/USP), Vilma Pavão Folino (autora do conto “Patrimônio que transcende tempo e espaço”), Rose Ferrari (jornalista) e Denise Lícia Boni de Oliveira (ESAMC-Sorocaba). Ao final de cada mesa-redonda, foram realizados debates com o público presente em bom número.

Maria de Fátima Boni Oliveira, ao Periscópio, comentou sobre a importância do livro que ajudou a produzir, bem como a realização do seminário. “Tivemos a ideia pois sentimos que estava se perdendo em Itu a ‘italianidade’, esse sentimento, a cultura – o que é normal devido a distância e o tempo em que nossos antepassados vieram para cá. A meta é reviver esse sentimento e preservar a cultura”.

Produtora do seminário ao lado de Maria de Fátima, Edson e Vila, Giliola Maggio, filha de italianos e ituana de nascimento, também falou sobre o evento. “O objetivo é começar a reunir mais vezes essa comunidade, os descendentes de italianos e trazer uma reflexão de sua própria história, relata”. 

Lançamento

Maria de Fátima, Edson e Vilma planejam para o início de dezembro o lançamento do  segundo volume do livro “Italianos em Itu”, com o tema “A Presença de Famílias Descendentes de Italianos em Itu”. O livro terá parte de exemplares doados para a Biblioteca Municipal de Itu e para a Nacional do Rio de Janeiro, bem como o Museu da Imigração de São Paulo. Além disso, em parceria com a ETEC Martinho Di Ciero, a obra também será um e-book, programado para o ano que vem. (Daniel Nápoli)