Senac Salto abre inscrições para curso de Técnico em Segurança do Trabalho

Diante de um cenário pós-pandemia, algumas profissões farão a diferença no retorno ao trabalho presencial das empresas. É o caso do técnico em segurança do trabalho, profissional habilitado para executar o plano de contingência dentro da organização na qual atua. Segundo Flávio Garcia, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Salto, esse plano abrange diversos tipos de riscos.

“O risco do contágio a doenças causadas por agentes biológicos está no contexto. Assim, são definidas medidas que minimizem os impactos e garantam a continuidade dos negócios. Com isso, esse profissional será muito requisitado”, afirma.

De acordo com Garcia, é fundamental que o profissional conheça o seu ambiente de trabalho, fluxos dos processos produtivos, bem como os riscos ambientais implantar ações de prevenção por meio das diretrizes dos órgãos governamentais. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ações como o distanciamento físico nos postos de trabalho; higiene e limpeza constante; formação e comunicação sobre riscos e medidas de prevenção; utilização de medidas de proteção individual e seu correto descarte são necessárias. E são esses profissionais que estarão na linha de frente para implantar a gestão dessas ações”, aponta.

Dentro desse contexto, o técnico em segurança do trabalho encontra várias oportunidades, pois é responsável pela segurança, saúde e bem-estar dos funcionários. “O aluno atuará no mercado de trabalho tendo como diferencial os conhecimentos, habilidades e atitudes/valores que o profissional necessita para desempenhar seu papel nas organizações. O profissional formado nessa área poderá atuar como funcionário celetista, prestador de serviço, instrutor de treinamentos e consultor técnico em empresas dos diversos segmentos econômicos, além de ser uma profissão regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.”

As aulas começam em 25 de outubro e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30. Informações e inscrições no Portal Senac: www.sp.senac.br/salto. A duração é de 1.200 horas. O Senac Salto fica na Avenida Dra. Sonia Maria Bulle Lopes, 1.245, no Jardim Buru.