SENAI de Itu entrega 5 mil máscaras para a Santa Casa

Momento da entrega das máscaras para a Santa Casa (Foto: Divulgação/SENAI)

A Escola SENAI “Ítalo Bologna” realizou, no último dia 28 de maio, a entrega de 5 mil máscaras de uso hospitalar para a Santa Casa de Misericórdia de Itu. Os materiais foram entregues à gerente administrativa Joice de Jesus Sousa e ao farmacêutico Welton Santos Almeida, bem como um release dos projetos estratégicos do Sistema FIESP- SESI- SENAI em apoio aos hospitais e entidades.

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o SENAI-SP vem trabalhando para dar sua contribuição à sociedade com diversas ações cidadãs. Uma delas é a produção de mais de 1 milhão de máscaras, que teve início ainda em março. A Escola SENAI “Francisco Matarazzo” é o principal polo de produção dos utensílios, que reúne outras 15 unidades do Senai-SP.

A meta é entregar toda a produção ao fim de três meses. Segundo o presidente da FIESP e do SENAI-SP, Paulo Skaf, a iniciativa é muito importante neste momento de crise. “É a nossa contribuição para nossa população e para o nosso país. Parabéns a  todos os médicos do Brasil, assim como enfermeiros e demais profissionais da Saúde que estão na luta, como guerreiras e guerreiros nos hospitais para preservar e proteger a vida de todos”.

A ação envolve 200 profissionais, entre docentes, ex-alunos e outros voluntários. O tecido é cortado em máquina especial, que evita o desperdício. Em seguida, o material é separado e enviado para outras 13 unidades do SENAI-SP, onde ocorre o processo de confecção das máscaras. Depois elas são encaminhadas para duas escolas, uma em Campinas e outra em São Bernardo do Campo, onde o material é esterilizado por meio de autoclaves. Depois são embaladas e seguem para a distribuição.

O SENAI-SP também tem colaborado com a produção de 1 milhão de frascos de álcool gel para distribuição às comunidades carentes e o conserto de 125 aparelhos respiradores para UTIs (unidades de terapia intensiva) que estavam parados por falta de manutenção.