SENTIDO DE DIREÇÃO

 

Pode parecer bobagem ou tratar-se de uma quimera, pois me parece que ninguém deu maior importância a não ser a física. Por que preocupar-se em estabelecer parâmetros ou reflexões sobre o sentido de direção?

Quando eu estava escrevendo o conto: Os Anjos, recordei-me dos grandiosos bailes dos anos sessenta e qual seria a razão que motiva os casais a dançar ou pular o carnaval na direção da direita para a esquerda? Lembrei-me dos bailes em outras cidades e fiquei intrigado. Em todos se dança no mesmo sentido, até nos filmes.

Sabemos que as pessoas destras têm a passada ligeiramente maior na perna direita. A prova disso é quando se faz uma longa caminhada em um local ermo como uma floresta ou um deserto, sem um ponto de referência ou uma bússola, tende-se a fazer uma grande curva para a esquerda. Assim, não raro descrevemos um grande círculo e podemos passar novamente pelo local de partida. Obviamente que as pessoas canhotas descreveriam uma curva no sentido oposto.

Mas será que esse fator é preponderante num simples baile? Eu sei que se você tentar dançar no sentido contrário, vai de encontro às outras pessoas e será obrigado a pedir desculpas.

Comecei a observar essa curiosa tendência em outras atividades humanas. Por exemplo, nas corridas da Fórmula Indy onde a pista é oval, os carros disputam a prova da direita para a esquerda. No final da Fórmula I, no retão, como se diz, os carros passam pelos boxes e pelas arquibancadas, sempre vindo da direita para a esquerda.

Quem já assistiu a um páreo no jockey, mesmo pela televisão, deve ter observado que os cavalos e potrancas correm neste mesmo sentido.

Nas rodovias ou avenidas, deparando-se com uma rotatória, você entra no sentido da direita para a esquerda e segundo o regulamento de trânsito, ultrapassamos outro veículo sempre pelo lado esquerdo.

Seria por força do movimento de rotação do planeta que se desloca no mesmo sentido? O movimento de translação não é o mesmo? Quando apertamos um parafuso o fazemos da esquerda para a direita, já para afrouxá-lo procedemos no sentido inverso.

Contrariando essa tendência, observe o funcionamento de um toca-discos de vinil. O disco gira da direita para a esquerda, ou estou errado?

Num cassino, geralmente o jogo da roleta é acionada no sentido da direita para a esquerda e o crupiê atira a bolinha no sentido contrário.

Entretanto outra curiosidade que contraria essa tese é observar como a água ou outro líquido escorre pelo ralo das nossas pias ou num simples funil. Observe que no hemisfério sul o líquido descreve um movimento similar ao rodamoinho, da direita para a esquerda. Já no hemisfério norte o movimento é ao contrário e na linha do equador simplesmente o líquido não gira nem para a direita e nem para a esquerda, simplesmente escorre.

Mas não se preocupe, tudo isso interessa aos físicos, para nós não passa de curiosidades.

 

Guilherme Del Campo

Cadeira nº 11 I Patrono Mario de Andrade