Série “Diálogos” discute obra musical de Padre Jesuíno no Museu da Música

No próximo domingo (17), o Museu da Música inicia a série de Diálogos 2019, desta vez discutindo a obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo. O encontro, chamado “A obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, será conduzido pelo Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador do Museu da Música – Itu. A entrada é franca.

Falecido há 200 anos, a participação de Jesuíno na vida cultural de Itu, na passagem dos séculos XVIII e XIX marcou o início da grande produção musical para o Catolicismo local, que teve continuidade até o início do século XX em, pelo menos, quatro gerações de compositores.

Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (1764-1819) nasceu em Santos e passou toda a vida adulta em Itu, salvo o tempo em que estudou para ser ordenado padre, vivendo em São Paulo. Foi compositor, cantor, instrumentista, arranjador além de pintor, escultor e arquiteto. Dedicou-se ao sacerdócio como pregador e líder espiritual da comunidade da Igreja do Patrocínio. Algumas de suas obras artísticas são tombadas pelo IPHAN como patrimônio nacional.

Já a obra musical é de descoberta recente, nas décadas de 1960 e 70, pelo musicólogo Regis Duprat e transcrição da Prof. Lenita Nogueira. O Museu da Música fica na Rua Floriano Peixoto, 480. O museu está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *