Sertão é tema de exposição fotográfica em Itu

Janela do interior, uma das fotografias da exposição “Sertão” (Foto: Divulgação)

Paisagens e lugares interioranos em que a presença humana é apenas sugerida, nunca mostrada de fato, é a principal característica das fotografias que o artista visual Marco Gonçalves exibe no Bistrô Guanabara, um espaço de cozinha requintada em Itu. “Não costumo fotografar pessoas, prefiro registrar os sinais que elas deixam no cotidiano”, esclarece Marco Gonçalves, que se instalou com a família na cidade no meio da pandemia.

Denominada “Sertão”, a exposição reúne 12 fotografias feitas entre 2011 e 2013 em viagens pelo interior de Goiás. Todas aludem ao Cerrado e ao modo de vida de comunidades como o Povoado do Forte, um quilombo relativamente isolado no Vale do Paranã, e da Taquara Grande, uma fazenda centenária onde costumava passar períodos de descanso.

“São fotografias que eu havia esquecido quando passei a pensar artisticamente em outros termos. Mas as redescobri ao vir para Itu, que no século XVII era chamada de Boca do Sertão. Esses lugares em Goiás são a outra ponta do Sertão, ou seja, o destino das incursões que partiam daqui”, afirma Marco.

A exposição abre na próxima sexta-feira (06), a partir das 19h, e segue até 31 de outubro no Bistrô Guanabara, cuja proprietária, Fernanda de Castro Borghi, convida mensalmente artistas locais para expor em seu espaço. O bistrô fica na Praça Guanabara, 74, no Bairro Brasil. A entrada é franca.