Serviço de Psicologia do CEUNSP de Itu oferece suporte gratuito para a população

Da esq. para a dir.: Aluna Francine Bertoncello, coordenadora Bruna Fenocchi Guedes Campos e professoras Regina Célia Stuque e Raquel Rossi Tavella/ Foto: Gabriela Prado

Neste mês ocorre o Setembro Amarelo, movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A reportagem do Periscópio conheceu na última semana o  Serviço de Atenção Psicológica (SAPsi), oferecido pelo CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) em Itu, que oferece atendimento psicológico gratuito à população.

O SAPsi está em seu quinto ano de funcionamento e tem como princípio a gratuidade dos projetos desenvolvidos visando a formação de psicólogos, bem como o atendimento psicológico para a comunidade, nas próprias dependências do SAPsi e em instituições conveniadas em Itu e Salto. O serviço oferece atendimento psicológico por meio de estagiários supervisionados em diversas áreas: clínica, educacional, organizacional, institucional, comunitária e de saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Bruna Fenocchi Guedes Campos, que atua no CEUNSP desde 2014 e coordena o referido curso há cerca de um ano e meio, “as atividades desenvolvidas no SAPsi são de triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia individual infantil, adolescente e adulto, psicoterapia de grupo para adultos e orientação de pais e/ou cuidadores”. O curso de Psicologia do CEUNSP possui, atualmente, cerca de 750 alunos, sendo 105 destes já formandos.

O atendimento à população – que foi iniciado em agosto de 2013, em alusão ao Dia do Psicólogo (27 de agosto) – é sempre realizado por estagiários do último semestre do curso, com supervisão de professores psicólogos. A estudante do último semestre do curso, Francine Bertoncello, de 23 anos, que realiza atendimentos psicológicos no serviço com foco infantil e juvenil, conta que o estágio “está fazendo muito sentido, porque todo o conhecimento teórico adquirido é possível aplicar na prática”.

Sobre o movimento Setembro Amarelo, a coordenadora Bruna conta que o curso de Psicologia do CEUNSP realiza diversas ações em alusão à campanha para a comunidade estudantil, garantindo que a informação adequada sobre esse tema promova a conscientização e prevenção.

A professora e responsável técnica, Regina Célia Stuque, comenta que “é necessária a atuação do psicólogo para a prevenção e promoção da saúde mental em diversos contextos, e que os nossos estagiários desenvolvem projetos institucionais promovendo informação sobre diversas temáticas, assim como o Setembro Amarelo”.

Também professora e responsável técnica, Raquel Rossi Tavella salienta que a campanha Setembro Amarelo “é importante porque aborda a prevenção do suicídio, proporcionando o diálogo e conscientização para a população, e que os alunos de Psicologia do CEUNSP participam ativamente dessa campanha”.

Como usufruir do serviço

Para atender a comunidade, o SAPsi tem uma secretaria responsável pela inscrição, que deve ser realizada pessoalmente ou pelo responsável, na Rua Joaquim Borges, 114, Centro de Itu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 20h (às quartas-feiras de manhã não há atendimento). Após o preenchimento do cadastro, o usuário será chamado para um atendimento.

Um comentário em “Serviço de Psicologia do CEUNSP de Itu oferece suporte gratuito para a população

  • 28/12/2018 em 07:39
    Permalink

    Bom dia eu gostaria passar por uma avaliação psicológica

Os comentários estão desativados.