Setor supermercadista deverá crescer 1,25% até dezembro, projeta associação

Setor supermercadista do Estado de São Paulo deve empregar mais 7 mil pessoas até o fim deste ano (Foto: Divulgação)

O Auxílio Brasil deve injetar R$ 1,7 bilhão na economia paulista. Somado ao aporte de recursos provenientes do 130 salário, as projeções do setor supermercadista apontam para um crescimento de 1,25% nas vendas para 2021.

Com base no mês de setembro, as vendas dos supermercados no Estado de São Paulo tiveram redução de 8,25% nos últimos 12 meses, segundo o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), após ser dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) para o mesmo período, que foi 12,99%.

 O resultado pode ser explicado pelos impactos duradouros da pandemia da Covid-19, que provocaram distorções nas demandas de consumo, alteraram hábitos dos consumidores e ocasionaram por um longo período o fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial. No acumulado de janeiro a setembro de 2021, o faturamento real do setor supermercadista registrou queda de 10,11% em relação ao mesmo período do ano passado. A comparação entre setembro de 2020 com setembro de 2021 aponta uma diminuição no faturamento real de 10,90%.

Para o economista-chefe da APAS, Diego Pereira, o desempenho do setor está sendo comprometido pela redução da capacidade de compra do consumidor em decorrência da inflação. “Embora o nível da atividade econômica esteja superior ao do período pré-pandemia, esses efeitos serão percebidos de forma gradual, conforme ocorrer um controle na alta dos preços. As últimas ações do Banco Central, como o aumento da taxa básica de juros, visam desacelerar a inflação e recuperar o poder aquisitivo das famílias”, explica Pereira.

Novas vagas

Impulsionado pelas vendas de Natal e Black Friday, o setor supermercadista do Estado de São Paulo deve empregar mais 7 mil pessoas até o fim deste ano. O saldo atual é de 12.719 postos de trabalho abertos entre os meses de janeiro a setembro de 2021, segundo levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Atualmente o essencial setor supermercadista do Estado de São Paulo emprega diretamente 579.664 pessoas.

“A Black Friday e o Natal são as datas com o maior volume de vendas nos supermercados, período bom para quem busca oportunidade de emprego. A expectativa é que o setor supermercadista crie mais 7 mil posições até dezembro e feche 2021 com mais de 585 mil pessoas trabalhando nos supermercados do Estado de São Paulo”, ressalta Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.