Sinal Verde: Contas para o hexa!

Por Daniel Nápoli

Embora sejam difíceis as possibilidades, o piloto inglês Lewis Hamilton pode garantir o hexacampeonato mundial da Fórmula 1 já no GP do México, a ser disputado neste domingo (27), às 16h10 (horário de Brasília). Para que o título seja conquistado em solo mexicano, Hamilton precisa somar pelo menos 14 pontos a mais do que seu companheiro de equipe Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas (único ainda com chances matemáticas de lhe tirar a taça).

Se Lewis vencer o GP e anotar a volta mais rápida da corrida, Valtteri teria de chegar no máximo em quarto lugar; se chegar em primeiro, mas não anotar a volta mais rápida, Bottas teria que chegar no máximo em quinto; chegando em segundo, Hamilton precisa que Bottas não passe da sétima colocação, com ou sem bônus da volta mais rápida; se o inglês ficar em terceiro e anotar a volta mais rápida, o finlandês terá de chegar no máximo em oitavo; já se Lewis chegar em terceiro, sem a volta mais rápida, Valtteri não pode passar de nono.

Qualquer posição que Hamilton chegar abaixo da terceira colocação adiará a decisão do título, pelo menos para o GP dos EUA (marcado para o dia 3 de novembro), independente da posição em que Bottas chegar no México.     

Já sem chances de alcançar o título de construtores e o de pilotos, a Ferrari pode ser o “fiel da balança” no México, com Sebastian Vettel (ALE) e Charles Leclerc (MON). Desde a volta das férias de verão, o time de Maranello vem andando forte, dando trabalho para a Mercedes.

Aniversariante – Na última quinta-feira (17), o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen (FIN), completou 40 anos de vida. Piloto mais velho do grid atual e com contrato até o final de 2020 com a Alfa Romeo, o “Homem de Gelo”, como é conhecido, poderá, se cumpri-lo até o final, bater o recorde de GPs disputados na categoria, pertencente ao brasileiro Rubens Barrichello. Atualmente, Raikkonen possui 301 corridas em seu currículo, enquanto Barrichello disputou 326 provas na Fórmula 1.

Escreva para o colunista: regiao@jornalperiscopio.com.br