Sinal Verde: Hamilton é hepta!!!

Mais uma vez, Lewis Hamilton (ING) fez história. O piloto da Mercedes venceu o GP da Turquia deste domingo (15) e de quebra garantiu matematicamente o heptacampeonato mundial de Fórmula 1, com três corridas de antecedência. Com o resultado, o inglês igualou Michael Schumacher (ALE), como o recordista de títulos na categoria.

O hepta por antecipação foi conquistado na base de muita luta. Largando da sexta posição, após um treino de classificação caótica e com muita chuva, Hamilton (assim como quase todo o grid), rodou em várias oportunidades durante a prova, em uma combinação mais do que escorregadia (pista com asfalto novo e molhado).

Em mais uma boa estratégia da Mercedes, Hamilton fez as trocas de pneus no momento certo e teve a paciência necessária para ganhar as posições, também em função de erros dos adversários e com isso subir no lugar mais alto do pódio pela 93ª vez.

Se Hamilton teve uma corrida de apuros, mas conseguiu se superar, seu companheiro de equipe Valtteri Bottas (FIN), único que ainda tinha chances matemáticas de lhe tirar o título, foi só o 14º, após muitas dificuldades e rodadas.

Além de Hamilton, destaque na prova para a Ferrari, que voltou ao pódio com Charles Leclerc (MON). Sebastian Vettel (ALE) também voltou a fazer uma corrida consistente, terminando em oitavo.

Pole position da prova, Lance Stroll (CAN),da Racing Point chegou a liderar boa parte da corrida, porém terminou apenas em 9º lugar, com seu companheiro de equipe Sergio Pérez (MEX), ficando em segundo.

Com o resultado, Hamilton com o hepta assegurado possui 307 pontos, contra 197 de Bottas. Em terceiro, está Max Verstappen (HOL), da Red Bull, que soma 170 pontos. No Mundial de Construtores, a heptacampeã Mercedes soma 504 pontos, contra 240 da Red Bull (AUT) e 154 da Racing Point (ING).

A temporada 2020 da Fórmula 1 retorna no dia 29 de novembro, com o GP do Bahrein.