Sinal Verde: Hamilton para a história!!!

Emocionante e histórico. No último domingo (11), ao vencer o GP de Eifel, disputado em Nürburgring, na Alemanha, o inglês Lewis Hamilton igualou o recorde de vitórias (91) de Michael Schumacher (ALE).

Quis o destino que o recorde de triunfos na categoria fosse igualado no país de Schumacher, em uma prova em que Hamilton largou da segunda posição e, contando com problemas de Valtteri Bottas (FIN), seu companheiro de equipe Mercedes que veio a abandonar a prova, assumiu a liderança ainda na 12ª volta para não mais perdê-la.

Hexacampeão ampliou sua liderança na temporada (Foto: Bryn Lennon/Getty Images)

Da primeira vitória de Hamilton (GP do Canadá de 2007), passaram-se 13 anos. Seis títulos e 90 vitórias depois, o inglês passou de um jovem talentoso e arrojado, porém afobado, para um piloto vitorioso e experiente, mesclando com competência um estilo arrojado com o calculista. Uma grande evolução de um piloto que chegou na categoria aos 22 anos de idade e atualmente se encontra no auge aos 35 anos de idade.

A segunda posição da corrida ficou com Max Verstappen (HOL), da Red Bull, que em nenhum momento chegou a ameaçar a vitória de Lewis. O pódio foi completado por Daniel Ricciardo (AUS), o seu primeiro pela equipe Renault. O GP de Eifel também foi especial para Kimi Raikkonen (FIN), da Alfa Romeo, que se isolou como recordista de GPs disputados (323), superando de vez o brasileiro Rubens Barrichello. Na prova, ficou em 12º lugar.

Com o resultado, Lewis Hamilton ampliou sua vantagem na liderança do mundial de pilotos, somando 230 pontos, contra 161 do vice-líder Valtteri Bottas. O terceiro colocado é Max Verstappen (147 pontos). Já no mundial de construtores, a Mercedes (ALE) segue cada vez mais líder, com 391 pontos, seguida por Red Bull (AUT), que soma 211 pontos, e Racing Point (ING), com 120 pontos.

Faltando seis etapas para o final da temporada, a Fórmula 1 retorna no dia 25 de outubro, com o GP de Portugal, que será disputado no circuito de Portimão. Na prova portuguesa, dependendo dos resultados, a Mercedes poderá sair da mesma com o heptacampeonato mundial de construtores matematicamente assegurado.