Sinal Verde: Mais mudanças

No início desta semana, a organização da Fórmula 1 anunciou mudanças no sistema de pontuação das corridas sprint, as “minicorridas” realizadas aos sábados que definem a ordem do grid de largada para o GP.

Dos 23 Grandes Prêmios da temporada 2022, três deles contarão com as corridas sprint (Ímola, Áustria e São Paulo), mas ao invés de três pontos para o vencedor, dois para o segundo e um ponto para o terceiro colocado, haverá uma maior distribuição na pontuação.

O vencedor da sprint receberá oito pontos, o segundo sete pontos, o terceiro seis – e assim sucessivamente. Porém, o primeiro colocado da miniprova não será mais considerado o pole position para o GP de domingo. Largará na frente quem terminar na primeira colocação os treinos de sexta-feira.

De acordo com a organização da Fórmula 1, as mudanças têm como objetivo deixar a competição mais movimentada e, consequentemente, mais atrativa. A alteração da definição do pole position, porém, parece deixar de ser coerente.

Coerência, aliás, é o que vem faltando nos bastidores, uma vez que seria muito mais interessante se as corridas sprint ocorressem então em todas as etapas da temporada. Os custos de equipamentos aumentariam e com o orçamento enxuto seria complicada a manutenção, porém não há um critério para a realização dos locais das minicorridas.

A verdade é que estão tão preocupados em deixar a Fórmula 1 cada vez mais competitiva, que na verdade a estão deixando cada vez menos atrativa e mais confusa. Os antigos fãs certamente continuarão acompanhando a categoria, mas a ideia de atrair um novo público e assim construir uma nova geração de fãs pode “cair por terra” com tantas mudanças…