Sinal Verde: Nova mudança no calendário

Na última quarta-feira (18), a organização da Fórmula 1 anunciou o cancelamento do GP do Japão, que aconteceria em outubro, em Suzuka, válido pela temporada 2021 da categoria máxima do automobilismo mundial.

Será o segundo ano consecutivo que a etapa japonesa não será realizada e o motivo é o mesmo: a pandemia de Covid-19. “Após discussões com as autoridades do Japão, a decisão do governo japonês foi cancelar a corrida devido às dificuldades vinculadas à pandemia”, afirmou em um comunicado a empresa Formula One, que organiza o campeonato.

Pelo segundo ano consecutivo, etapa japonesa não integrará o calendário da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

O anúncio ocorreu um dia após o governo japonês ampliar o estado de emergência para mais sete regiões para combater o aumento de casos. Ele já está em vigor em Tóquio e outras cinco regiões. A previsão inicial era encerrar o estado de emergência no 31 deste mês, mas o governo decidiu estendê-lo até 12 de setembro e ampliar as medidas para outras regiões.

O Japão tem um número consideravelmente menor de casos confirmados e mortes por Covid-19 na comparação com outros países, apesar de não ter determinado confinamentos. São quase 1,2 milhão de infectados e 15,5 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a Universidade Johns Hopkins. Mas, nos últimos dias, o país registrou um recorde de mais de 20 mil casos por dia.

Enquanto isso, o programa de vacinação começou mais tarde e avança de maneira mais lenta que em outros países desenvolvidos: apenas 37% da população está imunizada.

Nas próximas semanas, a Fórmula 1 deve anunciar a etapa substituta do GP do Japão de 2021. Mas antes, a temporada 2021 da categoria retorna neste domingo (29), com o GP da Bélgica, que será disputado às 10h (horário de Brasília).