Sinal Verde: O retorno de Portugal

Neste domingo (25), às 10h10 (horário de Brasília), acontece o GP de Portugal, pela 12ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. A corrida marca o retorno da categoria máxima do automobilismo mundial ao solo português, depois de 24 anos.

Apesar do longo período de ausência, o país possui uma longa relação com a Fórmula 1, abrigando etapas da categoria em diferentes pistas. Em 1958, ocorreu o primeiro GP de Portugal, pela Fórmula 1, em Boavista. A prova foi vencida por Stirling Moss (ING), pela equipe Vanwall. No ano seguinte, a etapa portuguesa foi em Monsanto, retornando para Boavista, em 1960.

Depois de três anos seguidos, Portugal só voltou a abrigar uma etapa da Fórmula 1 em 1984, no Autódromo do Estoril, que teve como vencedor o francês Alain Prost, da McLaren.

Foto: F1PT

No Estoril, a Fórmula 1 permaneceu até 1996, ano em que a vitória ficou com Jacques Villeneuve (CAN), da Williams, encerrando assim 13 edições do GP português, no tradicional circuito.

O maior vencedor do GP de Portugal (somando os circuitos de Boavista, Monsanto e Estoril) é Alain Prost (FRA), que venceu as etapas de 1984, 1987 e 1988, sempre pela Mclaren. O Brasil foi vitorioso em solo português em uma única oportunidade: com Ayrton Senna, no ano de 1985, pela Lotus.

Agora, em 2020, o GP de Portugal será em Portimão, que poderá abrigar uma etapa histórica da Fórmula 1. Caso Lewis Hamilton (ING), hexacampeão mundial e atual líder da temporada vença, se tornará, de forma isolada, o piloto com o maior número de triunfos da história da categoria. 

Na coluna da próxima quarta-feira (28), uma análise de com foi a prova. Vamos em frente!