Sinal Verde: Os ingredientes para o GP do Brasil

Neste domingo (17), às 14h10 (horário de Brasília), acontece o GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. Com os mundiais de construtores e pilotos já definidos, a prova trará como ingredientes as brigas dos pilotos de “meio de pelotão” por vagas no grid da temporada 2020 e/ou melhores contratos. Apesar do título assegurado, o hexacampeão mundial Lewis Hamilton (ING) deve continuar com “fome de vitórias”, tentando encurtar sua distância de triunfos em relação ao alemão Michael Schumacher (91×83).

Com o vice-campeonato matematicamente assegurado, o companheiro de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas (FIN), pode ter a chance nas duas corridas finais de faturar a vitória e mostrar que deve seguir na equipe para as próximas temporadas, já que teve cogitada a sua saída ao final de 2019.

Já para a Ferrari, é a chance de tentar diminuir o prejuízo e “esfriar a cabeça” para 2020. Com o vice assegurado nos construtores, a briga entre os ferraristas Sebastian Vettel e Charles Leclerc (MON) é pelo terceiro lugar no mundial de pilotos. Ambos brigam pelo posto contra Max Verstappen (HOL), da Red Bull.

Dos pilotos citados, apenas dois deles já sentiram o gosto de subir no lugar mais alto do pódio em Interlagos: Hamilton e Vettel. Enquanto o inglês venceu em 2016 e no ano passado, o alemão – tetracampeão mundial –  faturou a prova em 2013 e 2017.

Interlagos traz outras recordações especiais para ambos. Em 2008, Hamilton, pela McLaren, faturou o seu primeiro título em solo brasileiro, vencendo a temporada por um 1 ponto de vantagem sobre o piloto da casa, Felipe Massa.

Em 2012, Vettel conquistou seu tricampeonato mundial, matematicamente, no GP do Brasil, quando ainda corria pela Red Bull. Na coluna da próxima semana (20), uma análise do GP do Brasil, penúltima etapa da temporada 2019. Vamos em frente!