Sinal Verde: Primeiros passos

Por Daniel Nápoli

Os modelos 2019 das dez equipes (Mercedes, Ferrari, Red Bull, Renault, Toro Rosso, Alfa Romeo, Racing Point, Williams, McLaren e Hass) que disputarão esta temporada da Fórmula 1 já foram apresentados, com mudanças de cores nos bólidos chamando a atenção. A Ferrari (foto), que agora também adotou tons de preto, e a Red Bull, que tornou-se “rubro-negra”, foram as mais impactantes.

Já passada a expectativa das cores e demais características dos carros, agora a ansiedade fica por conta do desempenho dos mesmos, uma vez que a mudança de regulamento para 2019, com alterações nas asas traseiras e dianteiras, além das entradas de ar laterais dos bólidos, poderão equilibrar as disputas, trazendo à tona até mesmo “novas forças” na disputa pelo título de pilotos e construtores. Outra mudança diz respeito ao aumento do limite de combustível de 105 kg para 110 kg, permitindo assim que os pilotos “ataquem” mais durante as provas.

A primeira parte de testes iniciada na última segunda-feira (18), em Barcelona, com término previsto para amanhã (21), trará uma pequena avaliação. Porém, após a segunda parte, prevista para ocorrer no mesmo local, entre 26 de fevereiro e 1º de março, já poderemos saber se a Mercedes, “papa títulos” das temporadas 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, manterá a sua hegemonia – ou a mesma será ameaçada?

Em nosso próximo encontro, quarta-feira (27), as impressões a respeito dos primeiros testes da pré-temporada.