Sinal Verde: Vitória de Verstappen em Interlagos!

Se ano passado uma colisão com um retardatário lhe tirou a chance de vitória no GP do Brasil, neste ano, sem nenhuma ameaça, Max Verstappen (HOL), da Red Bull, venceu a etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1, em Interlagos, no último domingo (18). Partindo da pole-position e com um bom ritmo de prova, Verstappen não se afobou e, “negociando” bem ultrapassagem quando necessário, alcançou sua oitava vitória na carreira. Embora a vitória de Max tenha sido tranquila, a corrida contou com muitas emoções.

Nas voltas finais na quarta posição, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel (ALE) se envolveu em um acidente com seu companheiro de Ferrari, Charles Leclerc (MON), que fazia uma prova de recuperação – tendo largado do 14º lugar. A colisão causou o abandono de ambos.

Pouco depois da colisão, foi a vez de Hamilton (em segundo) se enroscar com Alexander Albon (TAI), da Red Bull. O toque fez com o que o piloto da Mercedes caísse para terceiro, sendo superado pelo piloto da Toro Rosso Pierre Gasly (FRA), enquanto que Albon acabou abandonando.

Ao final da prova, Gasly cruzou a linha de chegada em segundo – o melhor resultado de sua carreira até aqui – enquanto que Hamilton  passou em terceiro. Porém, após a corrida, foi punido devido a manobra que originou o acidente com Albon, perdendo 5 segundos em seu tempo final de GP, ficando em sétimo lugar. Assim, Carlos Sainz (ESP), da McLaren, herdou a terceira colocação, subindo ao pódio.

Com o resultado, no mundial de construtores, a hexacampeã Mercedes soma agora 701 pontos, contra 479 da vice-campeã de 2019, Ferrari. Em terceiro, está a Red Bull, com 383 pontos.

Já no mundial de pilotos, o hexacampeão Lewis Hamilton possui 387 pontos contra 314 do vice-campeão Valtteri Bottas (FIN). Em terceiro está Max Verstappen, que soma 260 pontos. A temporada 2019 da Fórmula 1 retorna no dia 1º de dezembro, com o GP de Abu Dhabi, o último do ano.

Luto – O automobilismo perdeu no último domingo (17) o piloto Tuka Rocha, de 36 anos, devido a ferimentos sofridos em um acidente aéreo na última quinta-feira (14), no sul da Bahia. Tuka foi tricampeão brasileiro de kart, tendo passado ainda por categorias como A1 GP, Fórmula Superliga e Stock Car Brasil.