Sincomércio recebe cerimônia de entrega do Plano Diretor de Turismo para 2018

Autoridades durante entrega do Plano Diretor de Turismo/ Foto – Daniel Nápoli

Na noite da última quarta-feira (07), foi realizado no auditório do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região) a cerimônia de entrega oficial do Plano Diretor de Turismo 2018, bem como o lançamento do Concurso Marca do Turismo de Itu.

Diversas autoridades de toda a região estiveram presentes no evento, entre elas os prefeitos de Itu e Salto, Guilherme Gazzola e Geraldo Garcia, o vice-prefeito ituano Caio Gaiane, os vereadores Mané da Saúde, Thiago Gonçales, Luciano Ribeiro e Macruz, e o secretário de Turismo Vinícius Salton.

Na oportunidade, Salton comentou sobre a importância do Plano Diretor, atualizado pela primeira vez desde 2015, uma exigência da lei 261 de 2015 do Governo do Estado. “Itu é uma das primeiras cidades a manter o compromisso de atualizar esse plano e não fizemos apenas para atender uma lei, fizemos um plano que vê todas as necessidades, oportunidades e fraquezas no Turismo de nossa cidade e a partir daí que vamos nortear nosso trabalho. Acreditamos fazer um Turismo sem igual na cidade de Itu”, declarou.

Durante a solenidade, o coordenador do Senac Sorocaba/Itu Luís Henrique Fiusa e o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Itu) Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral discursaram, reforçando a importância do Plano Diretor para o município.

Gazzola também comentou sobre a atualização do Plano Diretor, enaltecendo a importância do Turismo. “Quando você planeja, você faz uma coisa mais concisa, uma forma mais coerente e você investe em uma atividade que gera emprego e renda chamada Turismo. Itu tem vocação para isso, tem história para isso, tem natureza para isso, tem a alegria do povo, enfim, vem aí uma Itu sem igual”, disse.

Prefeito de Salto, com experiência de ter sido Secretário de Turismo naquela cidade entre 1989 e 1992 e, posteriormente, em Itu nos anos de 1993 e 1996, acredita que o Plano Diretor possa somar esforços no desenvolvimento de ambas as cidades. “Foi muito prazeroso ver que nesta semana nós tivemos o Plano do Roteiro dos Bandeirantes, que voltou a ser discutido com seriedade, e agora testemunhando essa entrega do Plano Diretor. Vejo entre Itu e Salto uma vocação forte pra gente unir esforços nesse sentido. Sou entusiasta do Trem Republicano, que será o grande elo que efetivamente vai ligar os atrativos de Salto com os de Itu, ganhando um misto de geração de emprego e renda que é o motivo principal”, disse.

Concurso

Ainda durante a cerimônia, foi realizado o lançamento do concurso Marca do Turismo de Itu, com o intuito de que o logotipo, nome e slogan representem a atividade turística da cidade. Participantes de todo o Brasil podem apresentar suas propostas até o dia 31 de março, de acordo com o edital disponível no blog do COMTUR (conselhoturismoitu.blogspot.com.br). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail concursomarcadoturismoitu@gmail.com.

 

 

Roteiro dos Bandeirantes

Anteriormente, na segunda-feira (05), o Senac Sorocaba e Itu lançou o Plano Regional de Turismo do Roteiro dos Bandeirantes. O evento contou com representantes do poder público das prefeituras de Itu, Salto, Porto Feliz, Cabreúva, Araçariguama, São Roque, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O Plano Regional de Turismo contempla informações para o planejamento da atividade turística como, por exemplo, a quantidade de leitos de hotéis para hospedagem em cada município e calendários de eventos regionais, além de possíveis rotas gastronômicas e turísticas.

O plano conta também com a participação da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Protur), órgão gestor da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes. (Daniel Nápoli)