Sindicato dos Bancários realiza ato em agência de Itu contra casos de assédio moral

Foto: Beatriz Pires

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região estiveram na manhã da última quarta-feira (14) em uma agência bancária localizada na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Itu, fazendo uma manifestação. O ato aconteceu por conta de denúncias feitas por funcionários sobre casos de assédio moral supostamente praticados pela gerente da agência.

O presidente do Sindicato, Julio Cesar Machado, diz que  os assédios já vêm acontecendo há cinco anos, mas só agora os funcionários resolveram se manifestar. “As denúncias começaram a chegar para gente de forma anônima, relatando uma série de xingamentos, provocações e humilhações que a gente foi somando e agora nós temos mais de 30 denúncias”, afirma.

Durante a manifestação, feita somente pelos membros do Sindicato sem a participação dos funcionários, Julio alertou sobre a importância de não se calar. “Mesmo que a ameaça de perder o emprego seja constante, é preciso comentar com os demais, assim descobrimos outros na mesma situação e o Sindicato pode atuar com firmeza”. Além disso, faixas sinalizando a existência de assédio moral no local foram colocadas dentro e fora da agência.

As denúncias foram apresentadas ao banco, mas, segundo Julio, “foi passado um pano quente por cima”.  “O banco faz de conta que não está acontecendo nada. A diretoria do banco foi avisada e não fez nada, só pediu para ela [gerente] se calar, não provocar mais”.

No entanto, o Sindicato entrará com a abertura de um processo coletivo na Justiça contra o assédio. “As pessoas que já saíram daqui adoeceram, tem ex-funcionário que está tomando remédio ainda por conta das pressões que sofreu”. O Periscópio entrou em contato com a assessoria de imprensa do banco, que, em nota oficial, limitou-se a informar que “está apurando o ocorrido”. (Beatriz Pires)