Sinfônica de Indaiatuba retorna ao palco do CIAEI nesta sexta

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta Concierto del Sur no 30º Maio Musical (Foto: Felipe Gomes/Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba retorna, nesta sexta-feira (13), às 20h, à Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), para apresentar a obra Concierto Del Sur. Em sessão única, o concerto receberá ainda Fabio Zanon, um dos maiores nomes do violão no cenário internacional.

Essa noite musical integra as atrações do 30º Maio Musical – promovido pela Prefeitura de Indaiatuba -, que contará também com show do Quarteto de Cordas da Sinfônica e a cantora Sonia Di Morais no dia 12, e apresentação da Orquestra Jovem no dia 14. Todos os eventos são gratuitos e com apoio cultural das empresas Corbella e Coral.

De autoria do mexicano Manuel Ponce, a peça Concierto del Sur foi composta para o violonista espanhol Andrés Segovia, reconhecido como um dos pais do violão erudito. Para o concerto, que tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula, a Sinfônica dividirá o palco com um convidado especial: o violonista Fabio Zanon.

Considerado um dos maiores nomes do violão na atualidade, Zanon já levou sua arte para mais de 50 países. Inclusive, venceu o Concurso Francisco Tárrega, uma das premiações mais importantes desse instrumento.

Celebrar o privilégio do amanhecer de cada dia é o propósito que o show “De Volta ao Começo” traz no dia 12, a partir das 20h, para a Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI. Na ocasião, sobem ao palco o Quarteto de Cordas da Sinfônica, formado por Jessica Benedecte e Ricardo Sander nos violinos; Daniele Benedecte (viola) e Sérgio Ribeiro (arranjos de cordas e violoncelo), e a cantora Sonia Di Morais. A apresentação se constrói a partir de uma perspectiva genuinamente brasileira, trazendo composições de Marisa Monte, Gonzaguinha, Lenine, Djavan, entre outros nomes da música nacional.

Para somar a essa experiência, acompanharão ainda os músicos Eron Guarnieri ao piano; Gerson Lima Filho à bateria; e Viktor Lima no baixo. Os arranjos, direção musical e vocais são da cantora e maestrina Sonia Di Morais, especialista em Canção Popular e regente da Orquestra e Coral da Fundação Bradesco em Osasco. Sonia também já se apresentou ao lado de artistas importantes dentro da cena musical brasileira, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Gal Costa, entre outros.

A Orquestra Jovem de Indaiatuba também participa do festival, no dia 14, às 19h, proporcionando uma viagem musical pelo Brasil, em conjunto com o Trio Entre Aspas. O itinerário desse passeio levantará voo nas influências musicais do Nordeste, passará por São Paulo e aterrissará no Rio de Janeiro. Entre as obras escolhidas estão canções de Guerra-Peixe, Edu Lobo, Pixinguinha e Tom Jobim.

O Trio Entre Aspas é composto por Paulinho Paz (piano), Isaac Miranda (contrabaixo acústico) e Clayton de Moraes (bateria). O concerto, que será realizado em frente ao paço municipal, em um palco externo, tem direção artística e regência do maestro Felipe Oliveira.

Para prestigiar as apresentações que acontecem na Sala Acrísio de Camargo é preciso retirar o ingresso, que estará disponível uma hora antes do horário dos eventos na bilheteria do CIAEI. Já para o concerto da Orquestra Jovem, a sugestão é chegar com alguns minutos de antecedência para garantir os lugares.

Vale lembrar que, em conformidade com as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o uso de máscaras em ambientes internos e externos passa a ser facultativo, porém, a Orquestra segue encorajando o uso para aqueles que assim desejarem.

Essa programação é realizada pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio cultural das empresas Corbella e Coral.

O palco externo está localizado em frente ao paço municipal, que fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada. Já o CIAEI está situado à avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, no Jardim Regina. Ambos endereços são de Indaiatuba.