Só em 2021, Itu registrou mais de 100 ocorrências de estelionato

Caminhamos para o final de fevereiro e Itu já contabiliza mais de 100 casos de estelionato somente em 2021. Ao todo, são 142 registros de boletim de ocorrência. Os números levam em consideração a área do 1º e 3º Distrito de Polícia, que abrange área central e parte da zona rural.

Respondendo pelo 1º e 3º DP, o delegado Dr. José Moreira Barbosa Netto falou ao Periscópio a respeito dos números. “A incidência de estelionato é muito grande, de falsidade ideológica, de pessoas que fraudam utilizando dados pessoais para poder promover transferência, empréstimos consignados”.

A autoridade acrescenta. “No mundo bancário e de comércio de veículos, de empréstimos, os fraudadores estão sempre inovando, abordando o sistema de cadastro das pessoas. Aqui a incidência é muito grande”, comenta.

Em meio a tantos casos, Dr. Moreira orienta. “Tome muito cuidado. Compra e venda de veículo não se faz pela internet. Primeiro você não está vendo o veículo, você não está vendo o vendedor, é muito perigoso isso. Vá em um local seguro, agências, que você conheça, que você veja quem está comprando e vendendo.”

“Cuidado na hora de extrair boletos bancários. Quando você puxa esse boleto, alguém já entrou no sistema com o nome daquele banco e em nome daquela agência ele emite um boleto falso”, prossegue a autoridade, que atenta ainda para a questão dos empréstimos.

“Não se faz empréstimo bancário pela internet, ainda mais quando o pseudo-agente financeiro exige de você um pagamento. Se você está pedindo um empréstimo, você não tem que pagar nada, você está precisando do dinheiro. Muito cuidado. Porque você fornece todos os seus documentos e não se fornece seus documentos pela internet, é muito perigoso”. Ao encerrar, o delegado frisa para que as pessoas não recebam ninguém em suas casas que aleguem ser funcionários de banco. “Em hipótese alguma o banco envia algum funcionário para verificar o cartão de cliente em sua residência”, encerra.