Sociedade Beneficente São Camilo irá deixar a gestão da Santa Casa de Itu

Por André Roedel

Foto: Arquivo

A Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC), que desde novembro de 2009 mantém contrato de comodato com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu para cessão da Santa Casa de Itu, além de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, comunicou na última quinta-feira (04) que por decisão administrativa não dará continuidade aos referidos contratos.

“Todas as autoridades já foram oficialmente informadas, assim como os funcionários e o corpo clinico do hospital. A SBSC permanecerá à frente da Santa Casa de Itu até o dia 30 de setembro (120 dias) e informa que durante o período de transição as atividades assistenciais seguirão normalmente, com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes”, informou a entidade em nota.

Ainda no comunicado direcionado à imprensa, a SBSC agradeceu a Irmandade da Santa Casa e a Secretaria de Estado da Saúde pela confiança depositada na instituição e “pelos anos de parceria embasados no respeito mútuo”. “A SBSC agradece ainda a população da cidade Itu pela confiança nos serviços por nós prestados no decorrer desses anos”, finaliza o documento.

Ao JP, a Prefeitura de Itu informou que desde muito tempo “se posiciona preocupada com a brutal queda de atendimento do Hospital São Camilo” e que “vê com tranquilidade” a decisão da entidade. “Isso porque há algum tempo, a referida entidade deixou de cumprir com excelência os atendimentos ao povo de Itu”, apontou a administração.

Segundo o Poder Público, o período até a saída permite que seja feita uma transição “tranquila” para uma nova administradora ou para própria Prefeitura, que informou seguir “no seu intuito de devolver este Hospital a cidade de Itu”. A reportagem questionou como fica a situação do Hospital de Campanha de enfrentamento ao novo coronavírus, com a administração informando que não haverá nenhuma mudança.

A reportagem tentou por diversas vezes contato telefônico com o provedor da Irmandade da Santa Casa, Raul de Paula Leite, mas não obteve sucesso até o fechamento da edição. Ao site “Jornal de Itu”, ele disse que ficou impactado com a decisão e que tentará a prorrogação do prazo de saída da entidade.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba informou ao JP que recebeu a solicitação de encerramento de contrato de gestão da Santa Casa de Itu. “Visando garantir a continuidade da assistência à população usuária do SUS, já deu início às medidas para transição da gestão, com período de até 180 dias para substituição gradual. O DRS reitera o compromisso com os pacientes quanto a manutenção de atendimento gratuito a quem precisa”, informa.

A Irmandade inaugurou o hospital da Santa Casa em 1867. De 1991 a fevereiro de 2003 o hospital foi administrado por intervenção Estadual e de março de 2003 a outubro de 2009 foi administrado por outra entidade beneficente, a Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde.

2 comentários em “Sociedade Beneficente São Camilo irá deixar a gestão da Santa Casa de Itu

  • 08/06/2020 em 18:56
    Permalink

    Demorou muito pra isso acontecer, espero que com a mudança acabe com a lavagem de dinheiro feita com a verba do Hospital

  • 10/06/2020 em 19:31
    Permalink

    E como fica os funcionários por exemplo pessoa da limpeza ,manutenção etc…

Os comentários estão desativados.