Solenidade marca passagem de comando no Regimento Deodoro

Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes deixa o efetivo, dando lugar ao Tenente-Coronel Henrique César Loyola Santos (Foto: Daniel Nápoli)

Na manhã da última segunda-feira (10), o 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu) comemorou antecipadamente 104 anos de sua fundação (a data do aniversário é 20 de janeiro), oportunidade em que também ocorreu a solenidade de passagem de comando da unidade.

O Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, que estava à frente do efetivo desde 20 de janeiro de 2020, passou o comando para o Tenente-Coronel Henrique César Loyola Santos. Anteriormente à passagem de comando, foi inaugurado no gabinete do comandante o quadro com a foto do Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, na galeria de ex-comandantes da unidade.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, entre elas o General Francisco Roberto de Albuquerque, comandante do Exército entre 2003 e 2007, o General de Divisão Edson Diehl Ripoli, comandante da 2ª Divisão de Exército, o prefeito de Itu Guilherme Gazzola (PL), o vice-prefeito Luciano Ribeiro (PL) e o prefeito de Salto Laerte Sonsin (PL) e seu vice Edemilson Santos (Podemos).

Ao se despedir do efetivo durante a cerimônia realizada no pátio Marechal Levy Cardoso, o Tenente-Coronel Ponte fez um agradecimento a diversos membros da unidade, bem como a familiares, se emocionando durante o discurso. Já o novo comandante, Tenente-Coronel Henrique César, recebeu as boas-vindas e falou sobre sua trajetória militar e os desafios que terá no comando do Quartel de Itu nos próximos dois anos.

Após a solenidade no pátio, os presentes se dirigiram até o auditório do Regimento Deodoro, em que foi realizado o corte de bolo alusivo aos 104 anos da unidade militar.