Solenidade marca posse da 3ª turma do projeto “Vereador Mirim” em Itu

Vereadores mirins, ao lado de seus padrinhos, após a realização da cerimônia de posse/ Foto – Daniel Nápoli

Na noite da última quarta-feira (22), foi realizada na Câmara Municipal de Itu a cerimônia de posse dos Vereadores Mirins, projeto promovido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI).

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto envolve 13 estudantes da rede pública e particular da cidade, com o objetivo de fortalecer a cidadania, além de promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo. Diferente do ano passado, em que ocorreram duas Legislaturas de seis meses, a 3ª edição do projeto terá duração de um ano.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Caio Gaiane, do presidente da Câmara dos Vereadores Manoel Monteiro, o Mané da Saúde, e dos demais edis (exceto Dito Roque e Reginaldo Carlota), professores e familiares dos jovens legisladores.

Durante a solenidade, foi realizada a eleição da Mesa Diretora Mirim, que terá Pedro Henrique Domingues Garcia (presidente), Isabela Aparecida Garcia (vice-presidente), Gabriely Leite dos Santos (1º Secretário) e João Vitor Vieira Galvão Moreira (2º Secretário).

Na ocasião, Mané da Saúde comentou a respeito das mudanças do projeto. “ Neste ano foi alterada (a duração) para um ano, pois seis meses é pouco tempo. As crianças estavam pegando o gosto e o projeto encerrava. Tivemos muitos projetos que viraram lei e tenho certeza que sairão bons projetos para a cidade”, conta.

Nesta nova Legislatura mirim, há um fato curioso: João Vitor Vieira Galvão Moreira, filho do edil José Galvão, que implantou o projeto no ano passado, integrará o mesmo. Ao “Periscópio”, o vereador comentou sobre a emoção. “Fui pego de surpresa. Concorreu na escola dele e acabou ganhando. Fiquei contente por ele se interessar e poder participar. A emoção é grande de saber que nós, no exercício da vida pública, estamos deixando um legado para nossos filhos de participação, de se doar um pouco ao próximo”.

João também falou sobre como se sente em fazer parte do projeto. “Estou muito feliz, por ser vereador mirim da cidade e, assim como meu pai, eu tenho desejo de me envolver um pouco mais com a política”.

À frente da coordenação do “Vereador Mirim”, pelo Instituto do Legislativo Ituano, Graziela Primiani comentou sobre o início da  Legislatura. “A expectativa é que as crianças desenvolvam seus projetos, que sejam possíveis de se concretizar dentro da escola ou de seu entorno e que aprendam muito sobre o Poder Legislativo, os três Poderes e a administração pública de maneira geral”.

O presidente da Câmara mirim, Pedro Henrique Domingues Garcia, falou sobre seu projeto para a Legislatura. “Tenho um projeto, que espero até tornar um projeto de lei, para retirar, das cantinas de todas as escolas da cidade, alimentos que façam mal à saúde, contribuindo assim para uma melhora da qualidade de vida”. (Daniel Nápoli)

 

Confira a lista completa dos vereadores mirins e seus respectivos padrinhos:

Camille Victoria Petruncko Nunes (EE Cícero Siqueira Campos) – Reginaldo Carlota

Gabriely Leite dos Santos (Colégio Almeida Júnior) – Henrique de Paula Santos

Ícaro Hamon Perussi Marchiori (Colégio Integrado Monteiro Lobato) – Normino da Rádio
Isabela Aparecida Garcia (EE João Antônio Motta Navarro) – Giva
João Vitor Vieira Galvão Moreira (Colégio Cidade de Itu – Anglo) – Mané da Saúde
Ketilin da Silva Cesário (EMEF Dr. Francisco Ursaia) – Luciano do Secom
Maria Eduarda dos Santos Prieto (EE Profª. Priscila de Fátima Pinto) – Macruz
Maria Eduarda Ferraz de Oliveira (EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior) – José Galvão
Maria Luiza Moura Teixeira (EMEF Padre Bento) – Wilson da Farmácia

Mariana Normandia (EE Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel) – Dito Roque

Pedro Henrique Domingues Garcia (EE Prof. Rogério Lázaro Toccheton) – Sérgio Castanheira

Thalita Martins Brito (EE Profª. Rosa Maria Madeira Marques Freire) – Maria do Carmo Thomaz Piunti

Thamires Vitória dos Santos Furtado (EE Regente Feijó) – Thiago Gonçales