Sorriso saudável

A escovação adequada traz inúmeros benefícios para a saúde bucal

Dentes saudáveis não só permitem uma boa aparência como também são imprescindíveis para o bem-estar e para a saúde bucal. Manter uma boca saudável implica em cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, auxiliando a evitar possíveis problemas dentários, como gengivite, cáries e tártaro, além do mau hálito.

Uma escovação adequada conta com a duração de, no mínimo, 10 minutos, sendo que muitas pessoas acabam não fazendo uso das técnicas corretas de higiene bucal.
Uma boa higiene bucal propicia o hálito puro, um sorriso saudável e favorece para que os dentes fiquem limpos e livres de resíduos alimentares.

 

Como escolher os produtos de higiene bucal

A mais bonita nem sempre é a melhor. Preste atenção na textura e qualidade das cerdas da escova. As mais macias são ideais para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. A cabeça deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes.

A variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados também é muito grande. Mas é muito importante, e todos os dentistas indicam, que eles contenham flúor para ajudar no controle de tártaro, além dos dentes brancos e hálito refrescante. E mais creme na escova não significa mais limpeza. Uma quantidade do tamanho do grão de uma ervilha é ideal para deixar sua boca limpíssima.

 

Como fazer uma boa escovação

Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca escovando as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Após isso, escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.