SOS Mata Atlântica doará mudas para escolas e instituições da região de Itu

A Fundação SOS Mata Atlântica inicia na segunda-feira (02), juntamente com a HEINEKEN, o processo de inscrição para escolas, instituições e ONGs da região de Itu receberem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O objetivo da ação é estimular as instituições na elaboração e execução de projetos que aliem educação, mobilização e plantio de mudas em pequenas áreas a serem recuperadas.

Serão doadas no total 2.000 mudas – entre 50 e 250 por projeto selecionado. As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro com o preenchimento de um formulário – acesse em bit.ly/mudas-itu. A iniciativa, que faz parte do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, visa beneficiar ações que envolvam o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho para o engajamento. Uma iniciativa de plantio de mudas também pode ser um processo educativo e é isso que este edital visa encontrar nos projetos.

A região de Itu foi escolhida por estar no raio de abrangência do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, base de restauração florestal da ONG onde são produzidas as mudas em um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 100 espécies nativas.

Entre os requisitos para participar da ação está a responsabilização dos candidatos pela abertura dos berços onde as mudas serão plantadas, pelo plantio e manutenção das áreas, bem como pela mobilização de pessoas para a ação. As iniciativas selecionadas serão anunciadas em 4 de outubro. A retirada das mudas acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, quando os responsáveis pelas ações também participarão de uma capacitação para plantio e cuidados pós atividade.

Os projetos deverão ser executados entre 30 de outubro e 10 de novembro, pois as mudas têm um prazo de até 10 dias para serem plantadas após saída do viveiro. Após a atividade, a Fundação solicita o envio de relatório e registro das ações.

Após o preenchimento do formulário os inscritos deverão enviar um detalhamento do projeto por e-mail. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail camila.rizzi@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 4013-2551.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *