Studio Pilates Victor Ferreira oferece bem-estar e saúde em primeiro lugar

Método composto por exercícios físicos e alongamentos vem ganhando adeptos. Conheça mais sobre a técnica exercida no studio

 

O proprietário do Studio Pilates Victor Ferreira está na cidade há dois anos. Profissional com formação em pilates para patologia de coluna, ele tem especialização em atividades físicas e promoção da saúde no Albert Einstein – Centro de Educação e Saúde.

O pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, o pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso, o pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura e alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios do pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos em vez da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Os movimentos do pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Todo o método está baseado em seis princípios, que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente, sendo eles: o centro da força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

O Centro da Força também pode ser conhecido como “Power House”, casa de força ou simplesmente centro. É um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Os músculos que ganham esta fortificação são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.

“Podemos dizer que o pilates é um método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando. Temos as opções de pilates de solo, em aparelhos, para gestantes e para a 3ª Idade. Agende uma aula experimental e conheça o nosso trabalho”, conclui Victor Ferreira.

O Studio Pilates está localizado na Rua Afonso Taunai, 29, na Vila Nova. Informações pelo telefone (11) 97140-1570, Instagram @Victor_pilates e/ou Facebook: Victor Studio de Pilates.

 

Fotos: Sônia Galvão