Superintendente da CIS descarta racionamento de água

Reginaldo Santos confere as obras dos novos filtros da ETA Rancho Grande. Ele garante que não há “racionamento velado” (Foto: André Roedel)

Na manhã de quinta-feira (04), um dia após a transmissão ao vivo do prefeito Guilherme Gazzola (PL), a reportagem do JP foi até a sede da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) e conversou, com exclusividade, com o superintendente da autarquia, Reginaldo Santos, que falou sobre a situação hídrica.

Ele explicou o motivo de não ter sido decretado racionamento este ano – diferente do ano passado, em que na mesma época e com condições climáticas semelhantes, já havia um rodízio em vigência. “Nós fizemos um teste no ano passado, esse teste não foi positivo e hoje nós temos segurança hídrica. Temos tanto o Mombaça quanto o Pirajibu, que são captações perenes, ou seja, elas não secam em nenhum momento do ano”.

Ele destacou que 80% da população consegue ser abastecida pela rede, com os demais 20% sendo atendidos através de manobras na rede e com caminhões-pipa. “Nós não vamos fazer nenhum rodízio, nenhum racionamento. Nós pretendemos passar esses próximos 60 dias trabalhando dessa forma. Aqui nós estamos com dificuldades, porém, na região do Pirapitingui hoje está todo mundo sendo abastecido”, observou.

Sobre a região mais afetada, Santos destacou que, na captação do Itaim, existe uma outorga de 110 litros por segundo, mas atualmente, por conta da situação climática, hoje está operando com média de 30 litros por segundo. “A gente faz um complemento ainda com a água do Rancho Grande”. Essas manobras na rede geram custos, pois existe o gasto com energia elétrica.

O superintendente destacou que a tendência é que as chuvas voltem somente em outubro, mas que elas serão abaixo da média histórica. “Esse ano continua atípico. O nosso outono foi quente, o nosso inverno está extremamente quente, com temperaturas de 30º C quase. Nós estamos monitorando diariamente a questão climática, mas não existe uma previsão de chuva. Itu está há 140 dias sem chuvas significativas”.

Reginaldo Santos garantiu, também, que as paralisações de abastecimento para manutenções não são “racionamento velado”, como alguns opositores ao atual governo têm chamado. “Nós não fazemos racionamento velado. Nós trabalhamos da forma mais transparente possível com a população. Eu acredito que o governo do prefeito Guilherme Gazzola junto com a CIS, nós estamos sempre comunicando a população de todas as ações que nós estamos tomando. Essas paralisações são necessárias porque não dá trocar o pneu com o carro andando”, destacou.

Segundo o superintendente, cada paralisação é “muito bem planejada” para que seja feita no período previsto, fazer o que é necessário para voltar a atender a população. “Não estamos fazendo rodízio velado, toda vez que a gente para é necessário para fazer uma benfeitoria no sistema”, frisou. Reginaldo Santos comentou outras questões a respeito do abastecimento de água, que em breve serão abordadas nas páginas do JP.