Taça de sorvete: ideia norte-americana que ganhou o mundo

Além da estética, comodidade para consumo serviu como base para o surgimento da guloseima no início do século XX

Daniel Nápoli

Embora estejamos vivendo a primavera, as altas temperaturas já estão nos lembrando o verão e a vontade, quase que instantânea, de consumirmos um delicioso sorvete.

Disponível em diversos sabores e formatos, o sorvete muitas vezes é servido em taças, que além da estética ganham cada vez mais consumidores devido a seus tamanhos e formatos, que permitem uma mescla do sorvete com outros tipos de doces, fazendo com que uma ação “despretensiosa” virasse uma “febre” em todo o mundo.

 A ideia de servir o sorvete em uma taça, no entanto, surgiu no início do século passado, nos EUA, com o intuito de levar ao cliente um produto mais elaborado e que fosse mais cômodo para o consumo. Além disso, era servido somente aos domingos (sunday, em inglês), passando a ser chamado de sundae, com uma alteração na grafia, pois era um dia da semana considerado sagrado.

De lá para cá, as taças foram ganhando um maior desenvolvimento, tanto em sua aparência quanto em seu conteúdo, desde banana-split até o atual “taça suja”, grande sensação do momento, que pode conter uma infinidade de sabores e combinações para serem consumidas em conjunto com o sorvete.

As taças caíram tanto no gosto dos norte-americanos e de todo o mundo, que, mesmo no inverno, o consumo se mantém alto e em épocas de altas temperaturas, as sorveterias, casas especiais e bares, viram um verdadeiro ponto de encontro dos amantes dessa iguaria.

Receita: Taça de Sorvete, suspiros e calda de morango

Ingredientes:

  • 1 pote de sorvete sabor creme
  • 2 xícaras de suspiros prontos
  • 1 xícara de morangos
  • Calda de sorvete sabor morango

Modo de preparo:

  1. Corte alguns morangos em pedaços e amasse outros.
  2. Misture com a calda de morango
  3. Coloque o sorvete de massa em uma taça de sobremesa
  4. Coloque os suspiros inteiros por cima do sorvete. Se quiser, triture alguns.
  5. Despeje a calda de morango.
  6. Sirva-se!

Dica: Para a sobremesa ficar com a aparência mais bonita, prefira os suspiros pequenos!