Tapioca, o xodó do brasileiro

Doce ou salgada, a tapioca é versátil, prática e muito saborosa!

Tapioca, o xodó do brasileiro/ Foto – Divulgação

A tapioca, doce ou salgada, é considerada Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade de Olinda (PE). E não é à toa, já que esse prato é super saboroso, saudável e pode ter diversas opções de recheio!

Também conhecida como beiju, a tapioca faz parte das raízes culturais do Brasil. A receita tem origem indígena e é produzida desde antes da colonização. Hoje, ela saiu das barraquinhas e vendas de rua e conquistou território em grandes restaurantes e bistrôs.

A mandioca, produzida sob o sistema da agricultura de subsistência, era a base da alimentação no Brasil até a colonização do território pelos portugueses. Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na capitania hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como boa substituta para o pão.     A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os jês, na Amazônia oriental, se transformando posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o Norte e Nordeste.

 

Sabores e recheios

A tapioca ficou conhecida por ser salgada, mas recheios doces são tão adorados quanto os recheios tradicionais. Morango com leite condensado, doce de leite, brigadeiro, prestígio, beijinho e Romeu & Julieta são os recheios doces mais conhecidos. Banana, granola e até açaí já se tornaram recheios inusitados da tapioca.

Outro coringa para rechear essa delícia da culinária brasileira é queijo. Cheddar, parmesão, muçarela, gorgonzola e até cream cheese deixam a tapioca ainda mais apetitosa. Adicionar alguns temperos, como ervas finas, pimenta-do-reino e sal, também fazem a diferença. Há até quem recheie o prato com legumes fritos na manteiga. Vale tentar!

Além de ser um prato muito prático, a tapioca é super versátil, pois se encaixa em alimentações veganas, vegetarianas, fit e low carb. Em casos de necessidade de seguir uma alimentação regrada, a consulta com nutricionistas e profissionais da saúde é essencial.

 

>>Cantinho do Chef

 

Tapioca de misto quente

Para preparar sua tapioca você precisará de:

  • 1 xícara de goma de tapioca hidratada (depende do tamanho da sua frigideira e espessura);
  • 1 colher (café) de manteiga;
  • 1 ou 2 fatias de mussarela;
  • 1 ou 2 fatias de presunto;
  • 1 pitada de sal e algum tempero de sua escolha.

Peneire a goma de tapioca (que você já compra pronta), coloque-a em uma frigideira e espalhe bem até que cubra toda a frigideira. Ela não pode ficar fina demais para que não se quebre. Coloque em uma frigideira em fogo médio e, quando começar a soltar das beiradas, vire a tapioca. Caso seja necessário, use uma espátula. Assim que virá-la, espalhe a manteiga, coloque o recheio e dobre. Vire para dourar de todos os lados e sirva quente.

 

Quer participar do “Cantinho do Chef”? Envie suas receitas e dados pessoais (nome completo, endereço e contato) pelos seguintes canais:

  • Carta: Rua dos Andradas, 122, Centro – Itu / SP – CEP: 13300-902
  • E-mail: redacao@jornalperiscopio.com.br
  • WhatsApp: (11) 93015-4936