Teatro Nósmesmos comemora quatro anos de existência

O Teatro Nósmesmos comemora neste mês quatro anos de existência trazendo muita diversão e cultura para Itu e região. Criado pela Nósmesmos Produções Artísticas, no dia 14 de agosto de 2015, o teatro é um espaço cênico fruto de uma parceria da companhia com o Unicenter, e desde então oferece à população e aos demais grupos teatrais a opção de ter mais um local para fomentar a cultura na cidade. Desde a sua inauguração, mais de 800 grupos já se apresentaram no espaço cênico, que é coordenado pelos atores Christian Hilário e Juliano Mazurchi.

Mesmo com todas as dificuldades de promover a cultura, a Cia. Nósmesmos Produções Artísticas, criada em 2003 pelos atores, mantém o sonho de levar obras de arte dos palcos para as pessoas da cidade e da região. Foi a partir da inauguração do Teatro que a companhia teatral conseguiu levar ao público muito mais do que suas produções próprias. O grupo tem peças importantes para o cenário teatral local, como os sucessos “Por que os Homens Mentem?”, “Todo Mundo Louco”,  “Espetáculo Quase Artístico”, “Hamelin”, “A Falecida”, “Em Moeda Correte do País” e “Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Além disso, destacaram-se diversas apresentações de grupos da região e espetáculos de impacto nacional e internacional, como shows de stand-up, espetáculos infantis, musical e outros diversos gêneros.

Em junho de 2019 o Teatro Nósmesmos, em parceria com o Yara Produções Artísticas, realizou também o 1º Festival de Teatro Dago Menezes, um festival competitivo que levou mais de 600 pessoas ao teatro em apenas uma semana, onde o público pode prestigiar peças de qualidade, e totalmente de graça, ajudando a fomentar ainda mais a cultura na nossa região.

Segundo Juliano Mazurchi, diretor do Teatro Nósmesmos, as dificuldades enfrentadas pelo trabalho com cultura só não são maiores que a gratificação. “Ver o brilho nos olhos das pessoas e o enriquecimento cultural da região é o suficiente para nos manter sempre em busca de mais apresentações teatrais”, destaca. O Teatro Nósmesmos se destaca por ser o espaço de Itu com estrutura mais adequada para espetáculos com atores, incluindo camarim e acústica ideal.

Além dos espetáculos, o teatro também é um Centro de Treinamento Teatral, onde os alunos aplicam em cima dele o que aprendem em aulas ministradas pelos professores Christian Hilário, Elis Braz e Juliano Mazurchi. “O Teatro Nósmesmos nos possibilita ensinar toda a prática teatral em sala de aula para os alunos e depois colocá-los em cima do palco para que possam aplicar aquilo que foi aprendido em aulas, e isso é de extrema importância para o aluno”, explica a professora e atriz Elis Braz.