Televisão, na cidade, chegou anos após sua inauguração no país; confira histórico

A TV celebrou, no último dia 18 de setembro, 70 anos de existência no país. Quando Assis Chateaubriand realizou seu sonho de inaugurar a primeira estação de televisão no Brasil – e na América Latina – a PRF3, TV Tupi de São Paulo, em 18 de setembro de 1950, jamais poderia imaginar no que essa maravilha se tornaria.

Aliás, para que a Tupi pudesse ser assistida a partir de sua estreia, o próprio Chateaubriand comprou 200 aparelhos, já que no Brasil não havia um sequer. Esses aparelhos eram, evidentemente, importados, caríssimos e foram distribuídos em vários locais no centro de São Paulo, para que convidados especiais pudessem assistir. Pouco a pouco a televisão foi se popularizando e ganhando o gosto popular.

 Se em São Paulo demorou para a novidade ganhar projeção, no interior a demora foi ainda maior. Em Itu, por exemplo, os primeiros registros de propaganda de um aparelho de TV data de 1956 e apareceu no jornal “Itu”, datado de 2 de dezembro daquele ano, conforme Odorico Celso Castanho da Silva, da Biblioteca Municipal “Olavo Valente”, levantou. Já no reclame estampado no jornal a televisão aparecia como uma opção para a família. A marca do aparelho era Stromberg-Garlson.

 Já a empresa Della Nina S.A. Equipamentos Industriais, em divulgação do jornal “Tribuna Ituana”, datado de 21 de dezembro de 1963, anunciava que “vem entrar no campo da eletrônica, produzindo aparelhos eletro domésticos e industriais, entre os quais o moderno aparelho de televisão ‘Precursor’”. Esse jornal era de responsabilidade da Sociedade Amigos da Cidade de Itu – SACI, que tinha como diretor Ednan Mariano Leme da Costa e diretor comercial Agenor Bernardini.

 Segundo o professor e historiador Luís Roberto de Francisco, a loja de eletrodomésticos A Elétrica, que funcionava na Rua Floriano Peixoto, anunciava o produto. “Lembro-me que uma das primeiras famílias a ter um aparelho de televisão na cidade foi a do farmacêutico Alceu Geribello, que morava na Rua Floriano Peixoto próximo de onde está a Casas Bahia”, conta. Ele diz ainda que as pessoas vizinhas se reuniam na casa para assistir as novelas.

 Outro “pioneiro”, por assim dizer, foi o tenente Domingos do Nascimento Schanoski. Quem lembra é seu filho, Vicente Elias Schanoski, figura hoje das mais conhecidas e respeitadas nos meios sociais e esportivos de Itu. “Lembro que meu pai foi um dos primeiros a ter um aparelho de TV em Itu. Era um televisor Philco, uma enorme caixa quadradona. Ele morava na Rua Benjamim Constant e vinha vizinhos em casa para assistir”, conta, lembrando que era fins dos anos 1950.

  Já Duílio Santoro, do alto de seus 85 anos, elenca os primeiros ituanos a terem a modernidade: “o primeiro foi o Biló, o segundo foi o Ferreti e o terceiro foi meu cunhado, o João Bertolacini”. Santoro lembra que Vitor Navarro, que morava em frente à Casa Santoro, também tinha um aparelho de TV e que os vizinhos reuniam-se para assistir aos programas.