Títulos de cidadania e de reconhecimento público são aprovados na sessão

Com a chegada do fim do ano e por conta do apagão na última sessão, a reunião legislativa desta semana teve uma grande quantidade de projetos em pauta. Alguns foram votados em regime de urgência. Ao todo foram nove projetos votados e aprovados durante a Ordem do Dia, além do requerimento de Maria do Carmo Piunti (PSC).

Dois dos projetos eram títulos de cidadania ituana. Um, de autoria de José Galvão (DEM), foi dado ao Dr. Mário Cesar Guimarães Battisti, que trabalhou como terapeuta ocupacional na Prefeitura. Outro, de autoria de Givanildo Soares (PROS), homenageia o José Eduardo Bandeira de Mello, administrador de empresas e ex-dirigente da Fiesp – conforme noticiado pelo JP de sábado (04).

Bandeira de Mello é amigo pessoal do presidente Michel Temer (PMDB), que deve estar presente na entrega no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, quando serão transferidos os despachos da presidência para a cidade de Itu, o “Berço da República”.

Também foi concedido, através de projeto de Wilson da Farmácia (SD), título de cidadão ao senhor Valdecir Lopes da Silva, atleta campeão de supino e técnico da equipe paraolímpica brasileira. Ele integra a AESA (Associação de Apoio aos Atletas, Paratletas e Esportistas de Itu e Região), que recebeu na mesma sessão o reconhecimento de utilidade pública via projeto de Mané da Saúde (PRB).

Também recebeu reconhecimento público o Instituto Horsoul, projeto sem fins lucrativos que oferece equitação terapêutica a quem precisa. A propositura foi feita pelo vereador Henrique de Paula (PV). Na mesma sessão, foi aprovado o projeto de concessão da medalha Berço da República aos agentes de segurança da cidade e a medalha Zumbi dos Palmares ao ator Christian Hilário.

 

Projetos

Além das homenagens, outros projetos foram votados. Um deles, que proibia a venda de narguilé para menores e especificava locais de uso, foi retirada pelo seu autor, José Galvão, para melhores estudos. Outro, de Giva, incluiu o Dia da Inauguração da Árvore de Natal do Plaza Shopping Itu – que ocorre na sexta-feira (10) às 20h30 – no calendário de eventos da cidade.

Também foi aprovado, mas em primeira discussão, o projeto do vereador Thiago Gonçales (PR) que institui o Dia Municipal Sem Carro. Diferente dos demais, esta propositura passou por 10×1 – apenas Reginaldo Carlota (PTB) foi contra, sem se justificar.