“Todos Pelo Tietê” é lançado em Salto durante coletiva de imprensa

Por Daniel Nápoli

Entidades se uniram e contam com apoio do Poder Público para realização de evento / Foto – Daniel Nápoli

Na manhã de ontem (14), foi realizada na sede da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto) uma coletiva de imprensa para a apresentação do projeto “Todos Pelo Tietê”. Organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Salto, a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, a ACIAS e Associação das Indústrias da mesma cidade (ASSISA), o projeto consiste na promoção  da 1ª Conferência de Despoluição do Rio Tietê, com painel de especialistas e autoridades do setor, com realização no Auditório Brasital, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

No entanto, de acordo com o divulgando durante a coletiva, a conferência será apenas uma parte do ato de mobilização que correrá no dia 1º do mês que vem, estando ainda programadas diversas atividades no Pavilhão das Artes – Praça Archimedes Lammoglia, às margens do Rio Tietê.

O lançamento do projeto, que tem como objetivo conscientizar não só outras 61 cidades ribeirinhas (que em diferentes graus são impactadas pela poluição do rio) mas o maior número de pessoas possível quanto a necessidade de despoluir o Tietê, contou com a presença da presidente da ACIAS, Francisca Neide Rufino da Silva de Lima, de Paulo Takayama (presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos), do Dr. Juliano Hypólito (presidente da OAB Subseção Salto), do presidente da ASSISA, Thiago Isola, e da Dra. Regina Celia de Souza Veloso, presidente da Comissão de Infraesturura, Logística e Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente da OAB-Salto, assim como demais envolvidos.

Na oportunidade, além de apresentar e destacar a importância do projeto, que de acordo com seus organizadores já possui a adesão da Prefeitura de Salto, foi comentado o trabalho que vem sendo feito com os demais municípios para que os mesmos também “estendam a mão” e “abracem” o projeto. “A cidade de Laranjal Paulista foi a primeira a apoiar e já está se organizando para também participar”, disse Francisca.

Ao Periscópio, a presidente da ACIAS comentou sobre a expectativa. “Eu vi que já é um sucesso. Já temos o Poder Público. O prefeito (Geraldo Garcia) ‘abraçou’ a causa, os comerciantes da região também estão bastante envolvidos. Minha expectativa é que seja um sucesso. Que a gente possa mostrar nosso projeto para o Brasil todo”.

Programação
O evento a ser realizado no dia 1º de junho contará com diversas atividades, havendo o painel de especialistas e autoridades entre 9h e 13h, no Auditório da Brasital, ocorrendo ainda no Pavilhão das Artes: exposição de artes, livros e fotografias do Rio Tietê,oficinas de reciclagens, cinema ao ar livre e apresentação de grupos de dança Conservatório. Haverá também brinquedos para a diversão das crianças no local.

Neste período, serão realizadas também mini caminhadas, monitoradas pelo Clube dos Escoteiros, passando pelas principais atrações turísticas e centros culturais de Salto. Encerrando o evento, por volta das 16h, haverá um abraço simbólico ao Rio Tietê, com a expectativa de participantes ultrapassando mil pessoas de acordo com a organização. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link bit.ly/todospelotiete. Embora não seja obrigatória, a organização solicita a doação de um litro de leite.