Topázio Cinemas traz dois indicados ao Oscar 2022 na Agenda Cult do mês de maio

Documentário animado “Flee” foi indicado ao Oscar em três categorias (Foto: Divulgação)

A Agenda Cult do Topázio Cinemas, projeto dedicado à exibição de filmes alternativos e premiados com sessões no Shopping Jaraguá e no Polo Shopping e ingresso promocional, tem programação definida para o mês de maio.

A abertura acontece no dia 3 de maio, com o filme Tre Piani, do premiado diretor italiano Nanni Moretti (de Minha Mãe), na Sessão Cult do Shopping Jaraguá. A história se passa em Roma, onde uma série de acontecimentos muda radicalmente a vida dos moradores de um prédio, revelando suas dificuldades em ser pais, irmãos ou vizinhos, em um mundo onde a convivência parece ser pautada pelo medo e pelo ressentimento. Ao estrear no Festival de Cannes em 2021, a produção foi ovacionada de pé por 11 minutos.

No dia 10 de maio é a vez do Cineclube, também no Jaraguá, com exibição do filme Flee: Nenhum Lugar Para Chamar De Lar. O documentário animado é uma coprodução entre Dinamarca, Suécia, Noruega e França e foi indicado em três categorias do Oscar 2022: Melhor Filme Internacional, Melhor Animação e Melhor Documentário. Conta a história de Amin Nawabi, um homem que convive com um passado doloroso, guardado por vinte anos, que afeta de forma silenciosa a vida que ele está construindo para si e seu futuro marido.

Já no dia 17 de maio, Mar De Dentro, filme brasileiro protagonizado por Mônica Iozzi, é a atração do Assista Mulheres. Dirigido por Dainara Toffoli e roteirizado por ela mesma ao lado de Elaine Teixeira, apresenta Manuela, uma profissional de sucesso que, ao se descobrir grávida de um colega de trabalho, tem de lidar com a transformação de seu corpo e sua vida. Em meio a tantos desafios, ela se defronta com uma fatalidade que afetará ainda mais seu destino. Quando o bebê nasce, ela tem de aprender a ser mãe mesmo sem gostar, a priori, da maternidade.

O Polo Shopping recebe a Sessão Lumière no dia 19, com o filme A Noite Do Triunfo, do diretor francês Emmanuel Courcol (de Bem-Vindo) e que abriu o Festival de Cannes em 2020. No longa-metragem, Etienne é um ator encantador mas que está sempre desempregado. Ele dirige uma oficina de teatro em uma prisão, onde reúne um grupo improvável de prisioneiros para encenar a famosa peça Esperando Godot, de Samuel Beckett. Quando ele tem permissão para levar os condenados para fazer uma tour com a peça fora da prisão, Etienne finalmente tem a chance de prosperar. A sessão acontece às 19h30 na sala Topázio VIP.

No dia 24 de maio acontece a segunda edição mensal do Cineclube, desta vez com A Pior Pessoa Do Mundo, aclamado filme norueguês indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original do Oscar 2022. A história foca em Julie, que está chegando aos trinta anos, mas sua vida é uma bagunça existencial. Vários de seus talentos foram desperdiçados e seu namorado, Aksel, um escritor de sucesso mais velho que ela, está pressionando para que eles se estabeleçam. Uma noite, Julie invade uma festa e conhece o charmoso Eivind. Em pouco tempo, ela termina com Aksel e se joga em um novo relacionamento, esperando uma perspectiva diferente em sua vida.

A agenda encerra seus trabalhos no dia 31 com O Pacto, produção dinamarquesa que conta a história da intensa amizade entre Karen Blixen, autora conhecida por seu romance “Out of Africa”, e Thorkild Bjørnvig, um poeta jovem e promissor. A exibição será dentro da Sessão Cult do Shopping Jaraguá.

Sobre a Agenda Cult

A Sessão Cult, o Cineclube Indaiatuba e o Assista Mulheres acontecem no Shopping Jaraguá, sempre às terças-feiras, de forma intercalada, com reprise nos sábados subsequentes às suas edições. Já a Sessão Lumière acontece no Polo Shopping, com exibição fixa às 19h30 na sala Topázio VIP.

O ingresso para filmes dos projetos alternativos tem valor promocional de R$ 12,00 por pessoa e pode ser adquirido pelo site www.topaziocinemas.com.br, pelo aplicativo do Topázio Cinemas (disponível para iOS e Android), nas bilheterias físicas e nos totens de autoatendimento.