Totus Tuus: 20 anos de amor ao próximo

Grupo que atua na comunidade, auxiliando as pessoas em situação de rua na cidade de Itu/ Foto – Divulgação

No último dia 28 de outubro, a Comunidade Totus Tuus, que possui como diretor espiritual o Padre Enéas de Camargo Bête, pároco da Paróquia Cristo Rei da cidade de Salto, completou 20 anos de existência. Foi criada por jovens da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária com a missão de um maior aprofundamento da fé e também auxiliar no atendimento de pessoas em situação de rua e andarilhos da cidade de Itu, os resgatando e promovendo um trabalho de ressocialização.

A primeira ação do grupo foi a realização do “sopão”, quando os membros da comunidade iam com uma Kombi a diversos pontos da cidade e levavam marmitas para as pessoas em situação de rua. Com o passar do tempo, em 2003, a comunidade se instalou em um galpão na Avenida Caetano Ruggieri, chamado de Casa Nova Esperança, onde foi concentrada a preparação e a distribuição de almoço e jantar diariamente.

Dois anos depois, a Totus Tuus se dirigiu para seu endereço atual, a Chácara Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, na Rua Cleto Fanchini, 240, na Vila Cleto. “Nela, as pessoas em situação de rua que têm interesse em se reintegrar a sociedade são acolhidas e não encontram somente um abrigo, mas a esperança de possuíram novamente uma vida digna, por meio da ajuda material e espiritual”, diz o tesoureiro da comunidade, Graziani Guarnieri.

Há 15 anos atuante na diretoria, Graziani comenta que na maioria dos casos as pessoas em situação de rua foram reintegradas à sociedade. “Aos poucos, elas voltaram ao convívio de seus familiares, auxiliamos a encontrar emprego e elas retomaram suas vidas, voltaram a ter dignidade”.

Com duas décadas de atividade, a comunidade – que hoje conta com 18 pessoas residentes, que realizam atividades diárias como a organização e manutenção do espaço – se manteve por meio de doações e para continuar auxiliando as pessoas em situação de rua, necessita da solidariedade da população ituana.

“Nossa principal necessidade é a doação de alimentos e de produtos de higiene pessoal”, diz Guarnieri. “Para arrecadar recursos, a comunidade realiza também um bazar permanente, onde são vendidos a preços populares roupas, sapatos e móveis, entre outros itens em boas condições, que nos são doados”. Os interessados em fazer qualquer tipo de doação ou em ser voluntário deve entrar em contato através do telefone (11) 4023-1579 e falar com Sônia ou Valdomiro Bête. (Daniel Nápoli)