Tradicional Missa Afro celebra sua XXVII edição na Igreja de São Benedito

Por Nayara Palmieri

Alimentos sendo abençoados no altar durante a Missa Afro, em Itu Foto: Nayara Palmieri

Na última quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra, aconteceu mais uma edição da Missa Afro, na Igreja São Benedito, no Centro de Itu. Com a capacidade da igreja lotada, alguns fiéis tiveram que acompanhar a missa por um telão instalado no salão de festas do templo.

Em uma noite de muita alegria, fé, amor e harmonia, a missa foi celebrada juntando elementos da cultura negra com as tradições da religião católica. Era evidente no olhar de todos os presentes a alegria de estarem ali. Negros ou não, todos estavam em sintonia, celebrando a vida e a cultura de um povo guerreiro que tanto lutou – e ainda luta – por sua liberdade e respeito. 

Michelle Duarte, 27 anos, esteve à frente da organização da missa pela primeira vez esse ano. Ao JP, ela contou que a experiência “é incrível”, pois teve a oportunidade de conversar com as pessoas que organizam a missa desde suas primeiras edições.

“Quando a gente senta pra conversar com eles, a gente chora, a gente vê que carregam muita ancestralidade, eles carregam muito a força daquilo que eles vieram passando todos esses anos até chegar aqui. Então a missa representa muito isso, a força que a comunidade negra de Itu teve pra se manter viva, se manter forte e tudo isso pra gente representa muito”, declara Michelle, que ainda faz menção à Maria Inês, uma das pessoas que organizam a missa a mais edições.

Apesar de ter uma pessoa como representante da organização, a missa é organizada pela UNEI – União Negra Ituana, e pela colaboração de pessoas que fazem doações.

São Benedito
A missa é realizada na Igreja São Benedito, que foi fundada pela Irmandade de São Benedito, sendo um dos locais onde os negros podiam celebrar suas manifestações religiosas com liberdade.

São Benedito, conhecido também como o protetor dos alimentos, é um santo negro que trabalhou por muitos anos na cozinha do mosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor.

Por conta disso, acontece o Cortejo da Missa, onde fiéis usando trajes que remetem a cultura negra, entram na igreja levando os alimentos – arrecadados por meio de doações – até o altar, para que o padre os abençoe. Ao final da missa, os alimentos são servidos a todos os presentes. 

Um comentário em “Tradicional Missa Afro celebra sua XXVII edição na Igreja de São Benedito

  • 25/11/2019 em 09:44
    Permalink

    PERISCÓPIO – Jornal do Povo. Não existe missa afro, em nenhum lugar do Brasil, do Planeta Terra, nem na Mãe África, o que celebramos é: MISSA NO RITO ROMANO INCULTURADO EM ESTILO AFRO-BRASILEIRO. Por especial obséquio, solicitamos que efetue a correção..

Os comentários estão desativados.