Transporte é alterado para melhor atender pacientes, aponta Prefeitura

Nas últimas semanas, a redação do “Periscópio” tem recebido algumas reclamações de pacientes que utilizam o transporte da Secretaria da Saúde a respeito de alterações que, segundo eles, estariam os prejudicando. Segundo eles, agora o veículo passa em pontos predeterminados, e não mais na casa do próprio paciente. Com isso, o JP questionou a Prefeitura para saber o motivo dessa alteração.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que mudança operacional no transporte de pacientes para outras cidades foi necessária para melhor atender às demandas da população que, rotineiramente, ficava até quatro horas dentro do transporte aguardando que todos os demais pacientes fossem embarcados em Itu, a fim de prosseguir viagem.

“Somente em casos com justificativa médica um veículo da Prefeitura buscará o paciente em sua residência e o levará até o ponto mais próximo”, explicou a pasta. Ainda segundo a nota, o transporte para fora da cidade de Itu contempla, mensalmente, uma média de 4 mil pacientes. Os destinos diários, de segunda a sexta-feira, são Jaú, Bauru, Botucatu, Sorocaba, São Paulo, Campinas e Barretos.

O transporte para fora do município é oferecido em casos de tratamentos que não são realizados em Itu como, por exemplo, tratamentos oncológicos, cardiológicos e de transplante de órgãos. O transporte também é oferecido para dentro do município de Itu, diariamente, de segunda-feira a sábado, aos pacientes em tratamento de hemodiálise.