Transporte público de Itu intensifica higienização de coletivos

Funcionárias da área da limpeza realizam a higienização de um dos coletivos da frota
(Foto: Divulgação)

As concessionárias Viação Itu e Viação Avante, operadoras do transporte urbano em Itu, intensificaram os processos de higienização dos seus veículos e estão transmitindo orientações aos funcionários e aos usuários sobre os procedimentos que devem ser adotados na luta contra a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

“Elaboramos cartazes de orientação aos funcionários e ao público. Os cartazes serão colocados dentro dos veículos durante a semana. Além disso, os colaboradores já receberam informações internas e será disponibilizado álcool gel para que intensifiquem o processo pessoal de higienização”, afirma Paulo Barddal, diretor de comunicação das concessionárias.

As equipes que trabalham nas várias garagens do grupo fazem uma limpeza completa em todos os veículos do grupo e se utilizam de produtos químicos homologados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como bactericidas e detergentes especiais em bancos, balaústres, vidros e demais partes internas.

“Já fazíamos o processo de limpeza diariamente. Mas, agora, foi determinado aos funcionários o aumento da concentração do germicida e dos demais produtos utilizados no dia a dia. Além disso, passamos a fazer uma higienização mais pesada nos ônibus e o nosso pessoal está se revezando em turnos durante o dia, noite e madrugada”, afirma Barddal.

O processo
Logo após os ônibus retornarem às garagens, as equipes fazem uma varrição nos veículos e, em seguida, aplicam produtos com bactericida e detergente nos pisos. Em seguida, os ônibus passam por rolos de lavagem externa. Em seguida, os funcionários entram nos veículos com bactericida desinfetante e limpador multiuso, e aplicam novamente os produtos em todos os pontos, desde os bancos, balaústres, vidros e demais partes internas dos veículos.

Barddal lembra que o processo de higienização contribui para evitar a proliferação de bactérias mas ressalta que cada pessoa, por recomendação das autoridades de saúde, precisa redobrar os cuidados com a sua higiene pessoal. “Os especialistas recomendam que as pessoas lavem suas mãos com mais frequência e de forma mais detalhada e também utilizem o álcool gel 70% para desinfecção das mãos, entre outras medidas, de forma a evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19)”, explica.