Treino de verão: cuidados com hidratação e raios solares

Por Fernanda Martins Moure
CREF: 039987-G/SP
Graduação: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante a prática da atividade física em um país tropical como o Brasil,como por exemplo a hidratação e a exposição ao sol. Em dias mais quentes o corpo rende menos, ou seja, o gasto energético para manter a temperatura em equilíbrio é maior, o que torna a freqüência cardíaca mais alta, a perda hídrica é maior e se a umidade do ar também estiver alta acaba dificultando a eliminação do calor através do suor.

Por isso, o início da manhã é o melhor horário para praticar atividades físicas, já que a temperatura ainda não está tão alta e o índice de poluição está mais baixo. Também não podemos nos esquecer da hidratação que é um fator fundamental, já que o corpo perde sais minerais e água durante as atividades físicas, isso se dá não só no calor, mas também no frio.

Com isso, devemos nos hidratar bebendo água, água de coco, sucos e isotônicos durante todo o dia e não só durante ou após o treino, pois isso ajuda não só a repor a água perdida pelo corpo como também os sais minerais e os carboidratos, esses que são essenciais para reposição de energia.

Outro cuidado que devemos tomar é com os raios solares, mesmo quando o sol não está tão forte, ou seja, em dias nublados o uso do protetor solar é indispensável, além de viseira e bonés que protejam o rosto. Lembre-se, o sol é um grande aliado da saúde, pois alem de ajudar na síntese da vitamina D, os raios solares funcionam como uma espécie de antiflamatório natural para diversas doenças da pele.